No quartel

Recordo os tempos em que servi militarmente a este país. Creio que tenha sido útil ao Brasil, entre tantos inúteis espalhados pelos 4 cantos desta nação.

Como recruta tinha de estar no quartel às 6 da manhã, de segunda à sexta. Eu e todos.

Saía de casa ainda escuro.

Toda segunda-feira era o da corrida. Logo de manhã. O pessoal ia direto para o alojamento colocar o short, tênis, camiseta.

Quem comandava (a corrida) era o sargento Fernando, um baixinho, rosto avermelhado. Farrista, gostava de ir a “fumaceiro”, termo usado para designar prostíbulo.

“Boa praça” ele.

Iniciava a corrida. Percorríamos algumas ruas, nos arredores d as Base, pelas 7 da manhã.

Os recrutas, jovens, 18 anos, reclamavam: ----- Sargento, por que o senhor não transfere essa corrida para terça-feira? Segunda é dia cansativo, estamos de ressaca, “quebrados”...

Domingo “tomamos umas”, namoramos até mais tarde, o senhor sabe como é...

Ele: ---- Eu sei. Essa corrida é justamente pra isso, tirar ressaca, a moleza, a murrinha...

----- Eu também gosto de tomar as minhas, namorar. E estou aqui, firme e forte.

E perguntava, gritando: ----- Tem alguém cansado?

“Não”, todos respondiam. Mas havia sim alguns “com a língua pra fora”. Não éramos atletas.

Ninguém podia chegar só à base, desgarrado. Não, era penalizado.

Saíamos juntos, chegávamos juntos.

Era um percurso, digamos, relativamente longo. Fez-me bem, e a todos, esses exercícios semanais.

Embora não seja eu adepto das forças armadas comandar a nação, politicamente, uma proposta interessante é a de criar escolas militares, não para aluno de melhor condição econômica, como ocorre hoje.

Mas para aqueles alijados, excluídos social e materialmente (baixa renda). Nessa categoria há muitos jovens inteligentes, capazes.

Sim, há bons princípios na caserna que podem servir à formação de crianças e jovens.

Me parece ter sido essa (criação dessas escolas) uma das promessas do atual governo de extrema-direita.

Se cumprirá a proposta, não sei.

Salatiel Hood
Enviado por Salatiel Hood em 21/11/2019
Código do texto: T6800390
Classificação de conteúdo: seguro