Comprando Ilusão
Ano passado participei de uma promoção feita pelo meu banco em que, se eu atingisse o valor “x” nas compras feitas com meu cartão de crédito, receberia como prêmio um DVD Player.
Depois de um esforço redobrado para alcançar o valor imposto, comuniquei à administração do banco e fiquei no aguardo da entrega do aparelho.
Passados três meses recebi o prêmio, e qual não foi a minha surpresa?
Não recebi o anunciado, mas sim uma máquina de fazer pão e bolo. Diga-se de passagem, um prêmio bem mais caro do que o prometido.
Fiquei feliz no momento da entrega, mas essa felicidade foi diminuindo à medida que ia lendo as instruções para fazer o tal do pão fresquinho.
Como sabemos, ao ser anunciada no programa Shoptime por vendedores que nos mostram as praticidades dos produtos, a máquina em minutos produz o pão liberando fumaça, o qual já recebe manteiga para o consumo. Dá até água na boca. Entretanto, na verdade descobri que são necessárias três horas para o pão ficar pronto.
Com isso, entre ver um filme e fazer pão, fico com a primeira. Mas fazer o que se a todo instante somos de alguma forma iludidos?
Cabe aqui um elogio àqueles vendedores: perfeitos e impecáveis, aguçam nossos desejos de consumo, levando-nos a adquirir aquilo que eles querem nos empurrar. Mas que não deixa de ser uma propaganda enganosa, ah, isso é verdade.
16/04/11