À espera do louva - a - deus (BVIW)

Há sete anos, sempre no fim do mês de novembro, observo com mais atenção às folhas da roseira, pois entre os tons de verde é que encontro até três pequenos louva - a - deus. Quando os vejo fico contente e curiosa e a cada dia acompanho seu crescimento (de 10 a 12 cm) e dependendo do cor a sua volta ele muda as cores (camuflagem) para ficar quase, invisível, confundindo-se, por exemplo, com galhinho da roseira.

O louva -a- deus é um inseto que consegue mover a cabeça em 180º o que facilita sua visualização e rapidez, sendo um exímio caçador - carnívoro e sua expectativa de vida é de, aproximadamente, um ano.

Gosto de observá-lo em seu mundo solitário e silencioso... sua imobilidade e independência são impressionantes é um estrategista que para sobreviver faz do olhar atento, um “espelho”, essa aparente quietude que muito admiro inspirou-me poemas, e hoje, as lembranças dele que tenho em fotografias inspiraram esta crônica, escolhi um nome carinhoso: Verdinho, para cada louva -a- deus que encontro nesta época do ano. Um bem-vindo e belo renascer em tons de verde...

***

"Os louva -a- deus, louva - deus ou cavalinho -de- deus são insetos pertencentes à Ordem Mantodea (do grego mantis = profeta; eidos = aparência."