Dia Nacional da Consciência Negra

No dia 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10.639 instituiu o "Dia Nacional da Consciência Negra", no calendário escolar. Desta maneira, o ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela então presidente Dilma Rousseff. ( primeiro parágrafo, foi tirado do site toda matéria)

Então, sabemos que a abolição da escravatura se deu em 1888, e o mais impressionante é que depois de 123 anos a lei foi sancionada para que tivesse um dia em memória daqueles negros , que lutaram por a igualdade racial, que lutaram por seus direitos.

Um deles foi o nosso ilustríssimo herói Nacional Zumbi dos Palmares, que lutou sem medo a favor dos seus ideais. Não basta termos um dia da consciência negra pra ficar só curtindo o feriado, precisamos ter esse dia para que lembremos daqueles que verdadeiramente foram os heróis desta nação, independentemente de raça, cor, ou religião. Precisamos todos ser uma só voz contra a desigualdade neste país, no nosso Estado , e no nosso município.

Temos que ter 365 dias no ano de consciência humana, para que não voltemos aos anos da escravatura. Para que não participamos de alguns ataques contra os negros, como ouve recentemente na Câmara dos deputados. Um representante do povo, quebrar quadros lembrando o dia da consciência negra. Por que simplesmente ofendeu os militares, mais ali naquele quadro não está falando de todos os militares, esta falando sim daqueles que oprime o povo negro.

Pra finalizar, gostaria de pedir a todos que ler esse texto, que lembrem daqueles heróis da nossa nação que derramaram seu sangue por mais igualdade.

Autoria: Luís Fernando Cavalcante Silva