Dr. Flávio é um homem de letras* ((18/11/2019)

Flavio Sátiro Fernandes é o homenageado regional da I Festa Literária da Rede Estadual de Ensino (FLIREDE) que acontece, em Patos, Paraíba. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), através da 6ª Gerência Regional de Ensino discute o tema: “Leitura Literária e Identidade Cultural”.

Realizado pessoal e profissionalmente, Dr. Flávio faz questão de se mostrar filho de Patos, embora cidadão do mundo. Operador do direito, tem em seu currículo literário a composição de livros técnicos jurídicos, em resposta ao conhecimento laboral e catedrático de uma vida inteira.

Mas, é por meio das linhas romanceadas de: “Na Rota do Tempo”, “A Festa de Setembro” e “A Cruz da Menina”, que consegue o afeto/registro de resgatar os seus melhores dias para que permaneçam eternos, porquanto forem revisitados.

A sua vida é a sua grande lição. E, assim, diz aos alunos, reunidos em respeito, naquela noite quente de novembro, que um ser humano completo é aquele que é resolvido de si mesmo. Nada mais justo que o seu nome para representar a temática escolhida, pois Flávio Sátiro é leitura, literatura, identidade e cultura.

E, aquele ambiente, cheio de phýsis e Poíesis, impregna-se de ternura.

Dr. Flávio é um homem de letras, sem dúvidas, mas antes disso, é um homem bom. Trata os conflitos com sabedoria Salomônica e se refaz a cada revés com o espirito combativo dos Pegas das Espinharas. Os passos nunca foram apressados... - De braços dados com a sua Eliane, segue o seu caminho, consciente de que, há muito, já encontrou a sua paz.

(...)

"Para encontrá-la, não é preciso ir a Versailles, Genebra, Washington, Moscou, Cabo Frio ou Tambaú. No dia em que cada um de nós encontrar a sua paz, aí, sim, a columbina ave abrirá suas asas sobre a humanidade".

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 19/11/2019
Reeditado em 25/11/2019
Código do texto: T6798939
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.