SANTO INÁCIO DE LOYOLA.* 9h25min.

Ontem, assistimos parte de um filme - na rede Católica Canal 27 Pai Eterno - sobre a vida do personagem que dá o título a nossa singela crônica de hoje, pois no mesmo horário havia a decisão da seleção sub17 que quando “abandonamos” parte do filme, para acompanhar a seleção, já estava no segundo tempo, nossa seleção perdia por 1 a 0, mas acabou revertendo por 2 a1 e se sagrando campeã, perante a boa seleção do México...

Foi quando voltamos para terminar de ver o filme, sobre este importante personagem da Igreja Católica.

Teve uma juventude “tumultuada”, mas de repente surge a vontade de buscar os “tesouros d´a alma”, quando se decide se dedicar através do sacerdócio, uma vida de renuncia pessoal, canalizando suas energias, para o amor incondicional ao próximo.

Viveu nos anos da “Santa Inquisição”, cujo exercer o sacerdócio, deveriam seguir a risca as regras da Igreja, entretanto, despertara dentro de si conceitos de alto teor Espiritalidade, e transmitia isto em suas pregações, com isto ganhou muita popularidade, que certamente causou inveja aos poderosos da Igreja que exerciam o poder de mando...

Preso, julgado, porém não acharam motivos reais para condená-lo, foi inocentado, e ainda teve uma grata surpresa, uma das figuras de destaque do clero, se admirou com os conceitos de espiritualidade de seus escritos, que demonstravam uma sensibilidade e inteligência não muito comum, para época, este clérigo, fez empenho, para que fosse a Paris, - dando meios a ele - para completar seus estudos de Teologia, pois somente tinha concluído o primeiro ano...

Para lá foi, “em 1528 entrou para Universidade, no Colégio de Santa Bárbara, onde ficou sete anos*.”

“Em 15 de agosto 1534 ele outros seis fundaram a Companhia de Jesus,* venerável instituição Caritativa, que foi aprovada pelo Papa da época.

Este célebre personagem viveu tão somente 65 anos.

“Oração de Santo Inácio de Loyla”.

“Tomai Senhor, e recebei

Toda a minha liberdade,

A minha memória também,

O meu entendimento

E toda a minha vontade.

Vós me deste com amor,

Todos os dons que me destes,

Com gratidão vos devolvo.

Dispondo deste, Senhor,

Segundo vossa vontade.

Dai-me somente

O Vosso Amor, Vossa Graça

Isto me basta,

Nada quero pedir.” 10h03min.

Curitiba, 18 de novembro de 2019 – Reflexões do cotidiano – Saul

*Datas e nomes compilados da Wikipédia.

*Nascimento: 31 de maio de 1491 em Azpentia, País Basco

Morte: 31 de julho de 1556 (65) em Roma, Itália.

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 18/11/2019
Reeditado em 18/11/2019
Código do texto: T6797603
Classificação de conteúdo: seguro