MINHA MAIOR GUERRA SOLITÁRIA

Minhas maiores guerras, especialmente aquelas que enfrentei meus maiores inimigos, foram lutas solitárias, sem plateia, sem coxia, sem cenário. Nelas tive que transformar o suor em estratégia, o medo em adubo, a insegurança em fé. Tive que esticar minha alma até que nela coubesse o universo e ainda sobrasse muito espaço vazio. No meio de todo pega-pra-capar, descubro meus fluídos de rei, aquelas essências que julgava inofensivas, tímidas, mas que fizeram emergir garras tão destemidas, tão certeiras, que deixei meus inimigos de quatro. Aquele cara de desejos trêmulos e passos tortos deu lugar ao caminhante que sabia por onde ir, seguro do que levava embutido na alma e no coração. Minhas verdades, todas elas, trouxeram à tona seu legado maior, tantas especiarias raras que só aqueles que viviam quebrando a cara puseram ungir. Descobri que podia levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Senti um certo Deus guiando meus sentidos. E, sobretudo, entendi como a vida poderia valer a pena, mesmo com tantos engasgos, tombos e descaminhos. Tenho claro de que esse enredo pode ser cumprido por quem quiser, basta desnudar seus encantos, os propulsores natos, essa agigantada capacidade de não desistir quando todo os ventos berrarem: "DESISTA"!. Assim mudei meu placar, meu destino, meu epitáfio. Assim pude descobri que os tais "inimigos", ao invés de reunirem batalhões de soldados, eram, de fato, um soldado só. Esse único ser que tanto me ameaçara, instigara, desafiara, fizeram o diabo comigo, era eu mesmo. Dentro de mim estavam todos, literalmente todos, meus desafetos, meus cânceres, minhas câimbras, minhas armadilhas, meus demônios. Quando tive a capacidade e humildade para admitir e reconhecer sua existência, foi o passo crucial pra destruir cada teco daquela criatura malévola que me fazia mal desde sempre. Tenho claro de que das suas cinzas surgirão novos seres para atazanar minha vida. Isso só acabará, de fato, após meu último respiro. Seria ingênio supor que tinha detonado de vez o meu maior e mais perverso inimigo. Mas sabendo quem ele é, de onde vem e do que é capaz, me faz evitar de ser surpreendido por ataques traiçoeiros e incautos. Agora quando vier com tudo pra aporrinhar meus dias, estou a postos pra enfrentar seus ataques. Assim vou, pouco a pouco, minando suas forças, seu ímpeto, sua ânsia destruidora. Assim viverei em paz até sempre.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 17/11/2019
Reeditado em 17/11/2019
Código do texto: T6796723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.