À quem cabe a culpa? Ser mãe, é sempre padecer no paraíso.

Praia cheia...Eu, mesa 01, dois casais e três crianças mesa 02. Bem perto. Crianças são seres que desaparecem, do nada, elas somem, se escondem, principalmente em uma praia lotada. Minhas avós diziam: “É preciso dez olhos para atender uma única criança!” Um sábio ditado, por experiência própria eu acredito neste ditado antigo. E hoje participei de dois resgates de crianças perdidas na praia. Quando uma criança é encontrada perdida na praia, quem encontrou levanta a criança em seus ombros e pede para que todos batam palmas, com o objetivo de encontrar os pais. E hoje, participei ativamente pedindo palmas... Aflita para que alguém aparecesse ao encontro daquela criança, que estava, a esta altura chorando assustada nos ombros de seu salvador, um desconhecido, porém alguém que se importou com aquela criança pedindo socorro. E, justamente a criança era o filhinho do casal da mesa 02, àquela, bem próxima a minha mesa. Depois da salva de palmas para o moço, que carregava a criança em seu ombro, aquele moço que chamo de salvador, àquele que percebeu a criança perdida na praia... Na mesa 02, ao lado da minha mesa, em vez de alegria e felicidade, percebi à princípio um silêncio fúnebre, envergonhado... Enfim, a criança estava a salvo e viva! Que bom! Porém, o pai da criança acusava a mãe... E esta, se defendia... “Sou culpada?”, “A culpa é só minha?” E o pai dizia “Você bebeu demais!”. Era impossível não ouvir... Confesso que fiquei com pena daquela mãe... Será que as mães são sempre culpadas? Aquela mãe estava acuada, triste e tentava se defender... E o casal brigava. E a criança entristecida, chorava... Eu, queria pegar aquela criança no colo e dizer: “Você não é culpado por seus pais estarem brigando... Tenho certeza que ele estava se sentindo um péssimo filho naquela hora. Um menino de uns 4 anos, um pequeno, descobrindo o mundo como ele é.... Mas eu não podia me envolver! Afinal, a família tinha que se resolver. O que me intrigou, foi, que além do marido, companheiro e pai, outras pessoas também culpavam a mãe por perder o filho na praia... Ser mãe é sempre padecer no paraíso.

Rose Tureck.