O BOM E MAU EXEMPLO NÃO SÃO HODIERNOS

Parece que a indiferença, o egoísmo, a frieza, a pressa com que muitas pessoas olham, encaram os semelhantes não é uma atitude só dos tempos hodiernos, principalmente nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, etc. Afinal, deste o tempos dos nossos ancestrais ocorria isto que hoje avassala o mundo, tornando as pessoas indiferente, frias, egoístas etc.

No Evangelho, por exemplo, há uma passagem, mais conhecida como parábola do Bom Samaritano narrada por Cristo onde sintetiza muito bem este tema: a caridade, o amor ao próximo. Pois bem, segundo um dos evangelistas, um jovem que estava próximo de Jesus lhe fez esta pergunta: “Quem é o meu próximo, Cristo?” Aí ele respondeu narrando esta parábola: Um homem todo machucado que fora atacado por ladrões estava jogado à beira da estrada. Por ali passou, primeiramente, um sacerdote que mesmo o vendo, nada fez e continuou o seu caminho. Logo a seguir, passou pelo mesmo lugar um levita que também não procurou ajudar o desconhecido. Logo depois ia passando um samaritano que ao perceber aquele quadro, imediatamente desceu da sua montaria, sem querer saber o nome do ferido, simplesmente, colocou-o na sua montaria e o levou para a cidade e tratou dele e o deixou numa hospedaria até que ele ficasse completamente restabelecido. Em seguida foi embora. Agora eu lhe pergunto: qual destes homens pareceu ser irmão daquele que estava ferido?

- Ora, Jesus, sem dúvida, o terceiro. Aquele que o ajudou.

- Então vai tu e faze o mesmo.

Então, como naquele tempo, os bons samaritanos, hoje está cada vez mais difícil encontrar pessoas assim do caráter do bom samaritano. Pouca gente procura ajudar sem interesse e principalmente a quem não conhece. E mesmo assim, apesar de saber quem estar ajudando, algumas vezes espera alguma recompensa, como por exemplo, os políticos que prometem ajudar os eleitores, mas sempre querendo algo em troca: o voto que o coloca lá onde eles desejam.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 16/11/2019
Código do texto: T6796359
Classificação de conteúdo: seguro