Réu ou simplesmente inocente?

Vou soltar mais uma lebre:

Não sei dizer que ele tem culpa

ou simplesmente inocente, como está no título

se ele não errou nada nesse montão de corrupção

é tanto dinheiro que entra, quantos não põem a mão!

então eu tive que repetir a crônica, vamos ver então?

De repente ele recebe um ultimato, teria que ser acompanhado com uns agentes da Polícia Federal para o xadrez, (xadrez não, recolhido para interrogatório, pois um homem na competência dele a coisa se desenrolaria diferente) mas o importante que o homem estava mesmo detido.

Os agentes ali ficaram espantados e porque não admirados com a calma, do detido, sua serenidade acompanhado com uma notada inteligência de altas dozes de cultura, ele ia respondendo as perguntas que qualquer outro infeliz esbravejaria, choraria pra valer. Mas o réu parece que sabia o porque de tudo e as palavras já formuladas milimetricamente iam jorrando indescritivelmente.

O detido começou a fazer o que ele sabia de melhor, começou a escrever, escreveu tanto que em poucos minutos formou páginas e mais páginas tudo escrita à mão. Os curiosos agentes devem ter comentado:

--- Nossa! Esse é um escritor nato!

Os comentários e fuxicos se espalhavam na prisão, mas sem que o escrevinhador não percebesse.

Mas na sua perspicácia disse aos seus prendedores e aos encarregados que estavam ali:

--- Me aquieto, essas linhas, incluindo essas letras, depois um lauto relatório formando um pedaço de minha história, isso é apenas para mim continuar meu raciocínio, querem saber? Não sou santo, nem procuro ser, tentar ajudar o povo brasileiro é sempre o que quis fazer. Existe alguns erros nas minhas intensas jornadas, erros que seriam de acordo que o Brasil está impossível não cometê-los também. Responderei por eles, mas com a cabeça erguida e assim é a vida, cheia de cobranças, aliás haverão muitas perguntas ainda e talvez essas perguntas entrarão num labirinto em que nenhum magistrado possa entender, só não me arrependerei nunca de um dia ter tido o poder.

Depois de alguns dias, entra na cela, não era bem uma cela, mas cadeia era, entra o encarregado da soltura dizendo:

--- Senhor ex-presidente Temer, o senhor está livre por enquanto...

DEVE ESTAR ASSIM NO DIÁRIO DAQUELE QUE FOI O NOSSO PRESIDENTE, QUALQUER ERRO DO AUTOR SERIA MERA ESPECULAÇÃO...

OU SE ALGUEM PREFERIR POR FAVOR, ENTREGUE ESTE TEXTO PARA O NOSSO EX- PRESIDENTE. ACONTECE QUE ESSE “EX” PARECE QUE NÃO TEM MUITA CULPA NÃO.

AH! É COMO EU JÁ FALEI: SÃO MERAS ESPECULAÇÕES...