CENTO E TRINTA ANOS DEPOIS... 15h27min.

Mais um feriado prolongado está à vista, aqui na antevéspera chove, isto requer cuidados redobrados a quem for viajar. Quanto a “nós” preferimos ficar quietinho em nosso “cantinho”...

Amanhã, o novo modelo de governo comemorará 130 anos, - Republicano – de prós e contras de avanços e retrocessos, na época que foi instaurado, a grande maioria dos países o regime era Monárquico, o do Brasil, já estava completando 67 anos, de uma monarquia parlamentarista, somente teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II...

Este segundo Imperador, governou a nação brasileira por quase 50 anos, com discernimento, bom senso de justiça, os avanços de vários setores da Europa, eram “copiados” por ele, rodovias, ferrovias, telefonia e até mesmo luz elétrica, ainda de modo rudimentar e a grande totalidade do povo brasileiro queria bem o seu Imperador...

Inesperadamente, em 15 de novembro de 1889, é extinta a Monarquia, o Imperador, sua família, e simpatizantes são arbitrariamente exilados, como se fossem “criminosos”, cuja permanência em terras brasileiras, seria nocivas...

O povo não sabia e não participa do golpe, para evitar um derramamento de sangue, aceitou a imposição de seus algozes, sua veneranda esposa, falece em viagem, antes de chegarem a Paris, ele faleceria dois anos depois, sem jamais tornar a pisar nas terras nascera e tanto amara...

Começa a República, em que em muitos momentos o povo sentia saudades da monarquia, pois era um jogo de personalismo, em que o poder de mando sempre falava mais alto...

Vamos nos ater aos últimos 78 anos, a partir da data que nascemos - 1941 – que já estava no final da Era Vargas, - 1930/1945, que apesar dos meios não democráticos, foi um grande estadista, trazendo grandes avanços, em vários seguimentos econômicos, bem como com leis sociais, que deram mais dignidade e segurança ao trabalhador, tinha um carisma politico, pois em 1945 indicou seu sucessor, pelo voto popular, General Henrique Gaspar Dutra, embora “afastado”, foi sugerido a ele voltar, e voltou com galhardia, desta feita pela força do voto, como um reconhecimento do povo, pelos grandes avanços deixados, por um país mais justo e solidário...

Não concluiu o seu mandato, pois em 24 de agosto colocou fim a própria vida, por perseguição de “aves de rapina”, movidos por ódio e porque não dizer por inveja...

JK é eleito, 1955, com vários aspectos positivos e em seu governo, com destaque a construção da nova capital do país, Brasília; encerra o seu mandato com faixas do povo: JK 65 algo que não aconteceu por vários fatores...

Em 1960, - mais um engodo do povo brasileiro – pois escolheu um politico demagogo, ao invés de um General, disciplinado, correto, que teria colocado os interesses do Brasil acima de tudo, General Lott...

Sete meses depois, este presidente inesperadamente “renuncia”, no Dia do Soldado, o vice que não era de seu partido, mas que tinha sido eleito pelo voto popular assume com “ressalvas” com o Parlamentarismo, que mais tarde seria revogado...

Período tumultuado viveu a nação brasileira, que culminou com sua deposição de modo arbitrário, em que novamente o des respeito à Constituição, foi deixado de lado...

Em 31 de março assume o governo militar, que perdurou durante 21 anos, com pros e contras, finalmente a democracia voltava, Tancredo foi eleito pelo voto indireto, mas não assume, mas sim o seu Vice, Sarney...

Collor assume - mas um engodo do povo brasileiro – chegava com a denominação de “caçador de Marajás”...

Finalmente há uma “luz no fim do túnel”, seu vice assume: Itamar, elaborando com uma equipe o Plano real, foi quando chama o ex senador, FHC, que era embaixador em Paris, para “implantar” o Plano Real, que finalmente dá certo, se elege por dois mandatos, - 1994/1998 - graças ao êxito deste novo plano econômico...

E historia mais recente, a era do PT, com o carisma de Lula, ex-operário, líder sindical, vindo de uma infância paupérrima... Se elegeu por duas vezes, 2002/2010, e indica Dilma, que vence as eleições por duas vezes, 2010/2014, porém, não consegue completar o seu segundo mandato, pois é “deposta”, e a era do PT encerra de modo melancólico, o ex-presidente é preso, por fortes indícios de corrupção, cuja descobertas se deve ao Juiz Sérgio Moro, atual Ministro da Justiça, além da corrupção uma monumental divida pública de mais de 4b, para “maquiar” a economia que tudo estava “bem”...

Finalmente em 2018, o país dá uma guinada, - “abandonando” os ideais do “comunismo” e “socialismo” – com a eleição de Bolsonara, que pode não ser um “poço de virtudes”, mas nos parece sincero, pois há evidencias que quer o bem do Brasil...

Esta foi uma singela retrospectiva dos últimos 78 anos de nosso regime republicano, na qual almejamos com sinceridade que esteja em processo de aprimoramento, e se assim não o fosse onde estaria à abençoada “Lei do Progresso”? 16h39min.* Curitiba, 14 de novembro de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul *Pedimos escusas por termos passados de uma folha, um bom feriado prolongado aos nossos prezados leitores (as)

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman.@bol.com.br

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/11/2019
Código do texto: T6794866
Classificação de conteúdo: seguro