APRENDIZADO.

Tenho aprendido...

Aprendido a tirar minhas próprias conclusões, indiferente àquilo que me chega de modo disfarçado na tentativa incansável e inútil do discurso pronto do convencimento hipócrita e incabível.

Tenho aprendido a analisar minhas próprias ideias de acordo com meu pensamento e, dessa forma, venho peneirando e separando o sensato do inadmissível.

Tenho aprendido, de um modo, talvez um pouco tarde, porém, nunca tarde demais, a corrigir e reformular velhos e ultrapassados conceitos que nos foram atribuídos de forma tão ridiculamente sem sentido, mas que, nem por isso, deixaram de marcar um aprendizado nem sempre, nota dez.

Tenho aprendido que não há melhor ensinamento do que o tempo vivido, o poder de observação, as emoções sentidas, as dores sofridas. Não há no amadurecer; faculdade, pós graduações, doutorados que nos ensinem melhor do que o tempo a nos fazer revelações. Não existe formação acadêmica alguma, que nos surpreenda mais do que o passar dos anos. Não há maior autoconhecimento do que aquele que nos é imposto pela vida, diante das surpreendentes situações pelas quais, cedo ou tarde, nos vemos obrigados a passar.

Tenho aprendido que o tal destino, de fato, traça nossas linhas e tanto pune quanto presenteia a seu bel-prazer. E a melhor forma de lidar com ele, é usar de paciência, fé e otimismo.

Tenho aprendido a acordar dos meus sonhos para enfrentar uma dura realidade, para a qual, nunca me senti preparada. Tenho, por fim, aprendido a me olhar no espelho, ora embaçado, ora de uma nitidez assustadoramente reveladora, refletindo a parte oculta que nunca precisei despertar.

Elenice Bastos.