VIVI PARA VER PESSOAS FAZENDO QUESTÃO PARA PAGAR TAXAS

A vida toda, o que sempre vi foi pessoas indignadas com a obrigatoriedade de pagar seguro de seus veículos, mas de repente quando o governo retirou a tal obrigatoriedade, não tá no gibi o número de fervorosos defensores do DPVAT. Ora meus caros, sejamos sinceros, o problema não é a decisão do governo, mas a decisão que muitos tomaram de se oporem de modo ferrenho a qualquer medida do governo. É sabido de longa data que este seguro tem sido uma monstruosa indústria de fraudes. Perdi as contas de quantos casos vi, em que o sujeito quebrou um braço ou uma perna jogando uma pelada, ou em qualquer outra circunstância e recorrendo a alguém que tinha um veículo segurado e a um advogado sem escrúpulos, sacou o beneficio.

O cidadão de bem, honesto não perdeu nada, pelo contrário, terá uma taxa a menos para pagar a partir de 2020. A medida provisória não desampara ninguém no caso de acidentes, já que, quanto às despesas médicas, há atendimento gratuito e universal na rede pública. Para os segurados do INSS, também há a cobertura do auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e de pensão por morte.

É preciso entender também que o dinheiro do DPVAT não ia para o governo e sim para uma empresa privada, a Seguradora Líder, que na verdade é um consórcio formado por 77 companhias de seguros. Era ela quem arrecadava o dinheiro do DPVAT, que os motoristas pagavam compulsoriamente, e administrava os pagamentos para acidentados no trânsito. O governo apenas regulamentava.

Outra coisa, a extinção desta taxa contribuirá significativamente para a diminuição da inadimplência quanto ao pagamento das demais taxas (licenciamento e IPVA) o que por sua vez limitará bastante a malfadada indústria da propina, operada por agentes de transito corruptos nas estradas de todo o Brasil.

Finalmente, se alguém, ainda assim deseja manter-se segurado, entenda, o que foi retirado foi a obrigatoriedade e não a permissão. Basta contratar um seguro por conta própria que certamente terá uma cobertura incomparavelmente maior do que aquele oferecido pelo seguro obrigatório.