Cheiro de café coado na hora

Há modos e modos de acordar um dorminhoco, desde que não seja de um sono profundo, desses que nós levam para longe do meio-dia. Há o modo tradicional e direto, que consiste em elevar a voz ao dorminhoco, que, cheio de sono, geralmente acorda para resmungar que ainda é cedo para se levantar, principalmente se o fenômeno ocorrer em um domingo; há o modo ''despertador'', que se traduz por meio de um despertador disposto a fabricar barulho usualmente antes dos canários, cachorros de rua e sirenes de polícia. Este método mostra-se eficientíssimo, como bem o sabem os dorminhocos sensíveis aos ruídos do mundo moderno. Existem, ainda, outros modos menos tradicionais e diretos para acordarmos nossos dorminhocos.

Por exemplo, o modo televisivo, que é a especialidade dos cinéfilos para acordar cinéfilos, e que se resume em elevar à altura dos tímpanos do dorminhoco o volume da televisão, despertando-o para a programação do dia. De todo os modos que conheço, porém, o mais humano, solidário e aromático é o modo cheiro de café coado na hora, o qual é definido como, tratando-se de um domingo, Helena de Troia, ou mais próximo de mim, uma Vizinha Valha-me Deus. É um método que faz acordar o mais dormindo dos dorminhoco, desde que esteja com o olfato acordado, porque o faz lembrar, em expectativa e sonho, as lembranças fugidas. Acorda-o, sem espalhafato e com muito amor, para enfrentar as segundas-feiras laborais, os coletivos de fumaça, as filas do pão, as doses de mau humor regulares.

O cheiro de café coado na hora ajuda-o a levar a vida menos no automático dos dias e pressa das noites. Entre uma hora e outra de seu dia, não importando se chove ou se faz sol, se é meio-dia ou meia-noite, se é hora do banho ou de ligar a televisão, o cheiro de café coado na hora o traz para perto dos domingos e das Vizinhas Valha-me Deus. Dorminhoco que é dorminhoco sabe muito bem: café, em si, pode até ser amargo, mas seu aroma é sempre doce. Ele pode até não gostar de café, mas não pode dizer o mesmo do aroma de café coado na hora. Basta ele sentir o aroma fresquinho de café coado na hora para que o humor melhore, as pupilas alonguem-se em risos e os pulmões respirem vida.

A Ciência já comprovou que café faz bem à saúde intestinal, ao coração, estimula o metabolismo, rejuvenesce, combate a obesidade leve e pesada, a depressão dos dias comuns, previne diabetes, dor lombar, com o único malefício público e notório de viciar. Mas, de todo, essa não é uma má notícia, tendo em vista a nosso dispor tantos vícios viciantes e nocivos que nos afligem, a exemplo do vício em "fake news". Agora, que a Ciência desvendou os mistérios por trás do café, bem que poderia enveredar pelo aroma do grão e permitir aos dorminhocos referência cientifica para comprovarem o que eles já sentem há sonhos: café, em si, pode até ser amargo, mas seu aroma é sempre doce. De uma doçura digna de uma Vizinha Valha-me Deus.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 10/11/2019
Reeditado em 10/11/2019
Código do texto: T6791465
Classificação de conteúdo: seguro