Testamento vital



 
"Mente vazia é oficina do capeta". É bem verdadeira essa máxima. Mas, dando uma amenizada, talvez, fosse melhor dizer: falta do que fazer leva ao ócio criativo.

Pois bem... estava eu de repouso por causa de uma pequena cirurgia. Nada que pudesse me levar à morte, mas por ser dia de finados pensei sobre os mortos e o Recanto das Letras. Lembrei-me de alguns colegas que morreram neste pouco tempo que publico nesta plataforma literária. Deitada olhando para o teto, pensei que deve ser muito ruim ser enterrado sozinho rsrs.

Somos seres sociais por excelência. Esta história de que se vem ao mundo sozinho, vive sozinho e morre sozinho é balela. No nascimento tinha a parteira e a mãe, no mínimo, depois se passa a vida procurando alguém. A solidão é o mal do século. Grande parte das doenças advém da solidão por falta de amigos, familiares, relações saudáveis de modo geral. Não falo da solidão criativa que todos precisamos de vez em quando. Ser ermitão não combina comigo. Para mim é contra a natureza do ser humano viver sozinho rs. Ser chato sozinho é muito chato!.

Pois bem... fiquei pensando que o Recanto é como se fosse uma família, por isso a gente briga e tira foto. Aqui se criam laços verdadeiros de amizade, amor e até inimizade. Sabemos que muitos perfis são pseudônimos. Nem sempre sabemos muito sobre as pessoas reais que estão por trás dos escritos. Alguns, as famílias sequer imaginam que escrevem neste espaço. É como se fosse um mundo paralelo.

Então, pensei que o Recanto poderia, tal qual no Facebook, estabelecer um testamento vital. Um espaço na página de cada autor, possibilitando-lhe a indicação de alguém para tomar conta da sua página após a morte. Com determinações precisas do que gostaria que fosse feito. Poderia ser um amigo, um parente...


Imagino que se eu morresse ( com certeza vou morrer rs) duvido que meu marido tivesse paciência para ler o que escrevo ou entenderia a importância desses escritos para mim. Além disso, ele não gosta de lê nem bula de remédio e meu filho ainda é muito jovem. Bem... meu caso não vem ao caso.


Outra coisa que não gosto no site é o mecanismo de busca. Atualmente, a maioria dos sites realizam a busca apenas pelo título do texto. No Recanto não tem esse mecanismo. Quando um colega diz para eu ler determinado texto em sua página, já bate o desânimo se tiver que procurar entre  cerca de 7 mil textos na página, não tem uma busca rápida.

Outro ponto é possibilitar que o leitor possa cadastrar seu email para receber notificação dos textos novos de seus autores preferidos. É chato o próprio recantista ter que mandar por email. Recebo emails de vários sites de escritores que sigo em outras plataformas. No Whatpadd, que é de graça, por exemplo, eu escrevo capítulos de livros e todo capítulo que posto os leitores que me seguem recebem uma notificação do site.


Como estava sem fazer nada olhando para o teto mandei as sugestões pro Recanto das letras. E, continuei olhando para o teto pensando que mente vazia inventa coisa...