Um passado

Estava a caminho da casa de minha sobrinha. Íamos eu e mamãe caminhando tranquilamente, a nossos passos meio corridos por vício, e meio lentos por tentativa. No caminho havia uma pequena ladeira, não era uma pedra. Ao menos, não foram em momento anterior.

Neste dia percebi, conforme pisava os paralelepípedos da subida, que meus joelhos doíam, como doeram pela manhã de frio, como doeram no dia da minha lesão. Caraca, que estranho! Caiu enfim a ficha, e não foi fácil! A idade havia chegado, mesmo para mim, que sonhei em ser jovem para sempre...

Parece um sádico capricho por parte do destino, da vida, de Deus, dos astros e de tudo mais aquilo que as pessoas possam acreditar. Eu prefiro aceitar que são os anos que simplesmente chegam. E olha que nem estou na meia idade. Assim sendo, meu caso é trágico!

Naquela ladeira eu percebi que, igual já apresentei em outros momentos, a vida passa. E, também como já falado por mim próprio, ficamos nesse passar. Mas percebi naquela hora que ficamos com dores. Ora, já havia falado também. Mas compreenda que é sempre um desafio entender que isso se segue com os ombros, as costas, a cabeça e até as contas no bolso.

Quando bem novo, desejei ter dezesseis anos para sempre; aos dezesseis, desejei ter dezesseis para sempre; pouco antes de completar meus vinte e três anos, desejo novamente ter meus dezesseis anos de volta. E acreditem, diferente de muita gente, não gostaria de ter meus dezesseis com a mente que hoje tenho. Não, não. Deixe-me com minha adolescência e minhas inconsequências e loucuras, meu jeito de conhecer e aproveitar a vida. Foram felizes conquistas, foram felizes momentos...

Aos dezesseis foi o primeiro emprego, a primeira advertência na escola nova, os primeiros questionamentos frente o que era demandado pela direção da escola, o primeiro rótulo de cabeça da quadrilha e o primeiro despertar para a vida adulta. Foi também aos dezesseis que comecei a mostrar-me como escritor e comecei a guardar meus registros. Aos dezesseis descobri belas amizades, belos amores, belas experiências e belas decepções. Os dezesseis foram trágicos, tremendos, insanos, amáveis. Vamos resumir em “inesquecíveis”.

Ah que saudades!! Tudo isso por uma dor no joelho ao subir a ladeira.

Crônicas de um Ignorante
Enviado por Crônicas de um Ignorante em 06/11/2019
Código do texto: T6788832
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.