Os onze aventureiros* (05/11/2019)
Onze vereadores de Santa Rita foram presos pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (GAECO) e Delegacias de Combate à Corrupção, na madrugada deste dia 05, quando chegavam em João Pessoa, acusados de participarem de um falso congresso em Gramado, Rio Grande do Sul.
Por curiosidade, dei uma busca no calendário oficial de eventos da serra gaúcha, e no período de 29 de outubro a 4 de novembro, encontrei apenas o IV Simpósio Internacional de Cabelos e Unhas e a programação da 34ª edição do “Festival Luz”, um belíssimo espetáculo de Natal, diga-se de passagem, onde são esperados dois milhões de pessoas, neste ano de 2019;
Os mais sarcásticos zoariam: dois milhões e onze vereadores-turistas que, mesmo misturados a essa multidão toda, não passaram incólumes.
Mas não foi azar o deles, foi irresponsabilidade.
Pois bem, se os intrépidos viajantes não foram fazer especialização na área de estética e beleza, acredita-se que a organização do passeio coletivo deva mesmo ter sido motivada pela temática natalina: “o grande desfile”, “o acendimento do lago” e a “lenda do bosque de natal”, dentre outros eventos imperdíveis.
E essa não é a primeira vez não, viu?... - Segundo consta, os aventureiros já fizeram outras farras com o dinheiro público: só em 2017, vereadores de Santa Rita e funcionários da Câmara Municipal gastaram R$ 365 mil 113 reais e 08 centavos num esquema que incluía: pagamento de diárias, passagens aéreas e inscrições para seminários e cursos “fantasmas”, claro.
Se forem considerados culpados, os onze vereadores vão responder por crime de peculato e podem ser afastados de suas funções. E enquanto não acontece a audiência de custódia, esta noite vão dormir na cadeia. Assim terão um tempinho para examinar o que fizeram... Só não vai dar, imagino, para sonhar com as luzes, as renas e o papai Noel.