UM ACHADO SURPREENDENTE

UM ACHADO SURPREENDENTE

A vida de reciclador tem altos e baixos, mas nos reserva também enormes surpresas... alguém imagina que se possa JOGAR FORA um casaco de pele (de carneiro, e daí ?!) em perfeito estado ou um terno completo, com colete e camisa, tudo quase sem uso ?! Você jogaria fora celular (com o chip e bateria, funcionando) só porque comprou um novo ? Nem sequer o chip se tira... agendas e documentos vão pro lixo, com os telefones e dados pessoais não destruídos. Livros maravilhosos sobre a Arte Sacra das igrejas espanholas ou a milenar em pedra e madeira da rica África não podem ser DOADOS para uma escola próxima ?!

Temas utilíssimos como culinária, enfermagem, Internet, ginástica, dicionários os mais singulares -- de matemática, de "cearês", bíblico, medicinal, "pentalíngue", sobre Anjos, um indígena -- e as coisas mais estapafúrdias e esquisitas vão parar NO LIXO doméstico de cada casa ou nos "lixões" a céu aberto, fazendo a festa de catadores, de mendigos e cachaceiros, entre outros. Há poucos dias fomos surpreendidos com um Diário absolutamente ÚNICO, que contempla somente 2 DIAS da Vida de uma bela jovem do "Society" paraense, álbum de recortes muito criativo montado com carinho pela mãe, recontando a história da Família desde os trisavós, a partir de fotos de cada um.

As 2 festas relatadas -- "Baile de Debutantes" e o aniversário da moça, "fora de época" -- exigiram um exercício de "engenharia", planejando-se desde os convites personalizados, até o vestido de cada dama de honra, a cor das flores, das mesas, toalhas, vasos, "pufes", tapetes e salões, baseando-se no Feng Shuí. Mais do que uma festa "de arromba" -- que não saiu por menos do que R$ 1 MILHÃO de reais (embora em 2005) -- o evento é a maior prova de amor dos pais por um dos seus filhos e os trechos que reproduzo a seguir são prova disso:

(...) "Deixe-me confessar que você é muito mais do que aquilo que eu havia sonhado. Você tem o melhor de seu pai e o melhor de mim, resultando numa filha que é um orgulho para nós. (...) Sim, sou sua mãe e esta é a minha grande benção de Deus ! Esta agenda é uma forma de agradecimento (...) Aqui nós duas, mãe e filha, faremos nossas anotações, dicas, colaremos fotos e registraremos esta época tão bonita (etc)."

Para o "Baile das Flores" -- ou de Debutantes, como se fala -- surge a dificuldade para escolher APENAS 14 amigas para serem Damas. Findou-se com 24 (um "xarope" foi eliminado) jovens especiais, diferentes, imprescindíveis. "Amigos são como flores", decreta o texto, "cada um tem sua beleza, suas formas, suas particulares (sic) e, portanto, são queridos por serem assim".

Acredito em Destino e nas "armações" que êle nos apronta... mas, como recicladores ciosos, já DEVOLVEMOS cheques ao portador, carteira com 500 reais, documentos por diversas vezes, celulares perdidos e recentemente 1 nota azul de 100 reais esquecida no armário nos doado. Quero crer que esta memorável AGENDA foi "descartada" por descuido ou engano, porém se foi em razão de uma tragédia -- da qual ninguém pode evitar (desde Adão e Eva) -- ainda assim essa História familiar deve interessar a algum de seus membros.

"NATO" AZEVEDO (em 4/nov. 2019, 15hs)