REALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

Era ainda um rapaz que estava começando a vida, mas já pulsava nele o desejo de mudança, de transformação, de ver uma sociedade mais justa e fraterna. Nascido e criado em uma comunidade do interior, o jovem Jeziel que havia a pouco tempo e tornado professor, carregava consigo impregnado em suas entranhas as duas raízes que lhe moveriam durante toda a sua vida: o potencial realizador que só o homem do campo tem, e o potencial transformador que só o professor tem. Assim é que nele realização e transformação se fundiam e faziam transparecer pelos seus olhos azuis o brilho de quem luta por aquilo que considera justo. Decidiu que era o momento de promover essa mudança em um âmbito maior e mais audacioso. O menino já feito homem havida desenvolvido dentro de si uma coragem tamanha, que para alguns certamente seria motivo de orgulho, e para tantos outros, motivo de inveja. A sua forma de falar, com voz determinada e bem colocada, dava exatamente a dimensão para a qual o jovem Jeziel havia vindo para esse mundo. Soube compreender desde muito cedo que a missão a desempenhar não era fácil, mas seria necessária para o bem de todos os que estavam ao seu redor. Municiou-se de fé, uma fé corajosa, que colocava a oração em prática através da ação. Diferente da maioria dos jovens da sua idade, o seu lado idealizador tomava forma e contorno através da fé que aprendeu a desenvolver desde muito cedo com seus familiares. Era nítido nele que a sua oração antes de tudo se compreendia em um pedido de entendimento para que as escolhas fossem feitas da melhor forma possível. Queria ganhar o mundo, o seu estado, sem abandonar as suas raízes na pequena comunidade onde havia nascido. Sabia que seus planos eram grandiosos, mas não queria deixar de lado pequenos e suaves momentos que vivia ali junto aos amigos e a família. E por isso decidiu que era o momento de alçar vôos mais altos e pretensiosos. Sorriu com a timidez de quem nasce no interior, mas com a vontade de quem tem o mundo aos seus pés. Passou a mão no cabelo novamente, e com a voz, ainda mais determinada que de outros dias, disse a si mesmo: Vamos à luta Jeziel, porque a batalha não espera por soldados que dormem. E saiu resoluto a mudar para melhor a sua comunidade, seu município, seu estado....e a si mesmo.

Em homenagem a Jeziel Buecker