BELÉM UMA CIDADE AO NORTE DO BRASIL

A região Norte é a maior entre as cinco regiões, composta por sete estados da federação. A cultura desta linda região é riquíssima, sofre influência dos indígenas, europeus, africanos e migrantes. O foco deste texto é sobre o estado do Pará, lugar no qual passei minha infância e adolescência, mais especificamente na cidade de Belém.

Belém do Pará, cidade onde predomina muita religiosidade e crenças indígenas. Uma das maiores festas religiosas é o Círio de Nazaré, uma procissão que ocorre no segundo domingo de outubro, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, uma das importantes festas da região Norte. Após a procissão a cidade fica em festa durante 15 dias.

A culinária é fascinante, pratos elaborados com esmero. A mandioca, peixes de água doce, ervas típicas e muitos outros saborosos ingredientes são usados na preparação dos mesmos. O Tacacá é uma iguaria típica de toda a região amazônica, feito com um caldo amarelo retirado da mandioca chamado tucupi, goma, jambu ( erva amazônica) e camarão seco, vendidos em cuias, nas tendas da tacacazeiras no centro da cidade e em outros vários locais.


Outro aspecto marcante na culinária paraense é a enorme variedade de frutas. Cupuaçu, buriti, tucumã, cacau, taperebá , biribá e pupunha são frutos nativos da região e muito consumidos em todo o estado. O delicioso açaí, produto encontrado em todos os estados da região, não falta na mesa dos paraenses.

Os atrativos naturais são inúmeros, como os igarapés, termo indígena que significa “caminho de canoa”, um curso de um rio ou canal cheio de vegetação, muitas vezes nos sítios a quilômetros da cidade, uma verdadeira maravilha. Belém , não é uma cidade litorânea, entretanto, no estado Pará, há praias lindíssimas, que são: Salinas, Mosqueiro, Ilha de Algodoal e Marudá. Lugares paradisíacos!

Na região urbana, temos muito para visitar: Teatro da Paz, Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Forte do Presépio, Museu Paraense Emílio Goeldi, Estação das Docas um belo local para passear e registrar momentos agradáveis da visita na cidade. Cobrindo uma extensa área da capital paraense, encontramos o Complexo Ver-O-Rio, também conhecido como “Uma janela para o Rio”, localizado de frente para a baía de Guajará, oferendo aos belenenses e aos turistas um lugar no qual encontramos comidas típicas, shows musicais e uma paisagem deslumbrante.

A característica do povo paraense sempre me cativou, eles são: atenciosos, educados, estudiosos, hospitaleiros. O sotaque é uma peculiaridade marcante, relacionado à maneira como falamos e pronunciamos as palavras . Nosso país é rico culturalmente , através das correntes migratórias que vieram para cá , desta forma, o modo das pessoas de falar muda de região para região. Essa maneira de falar dos paraenses é evidente em mim, por ter passado tanto tempo lá, não perdi o sotaque nortista. Amo Belém!!








 

Verdana Verdannis
Enviado por Verdana Verdannis em 02/11/2019
Reeditado em 18/04/2024
Código do texto: T6785817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.