ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

Quem é mais feliz , aquele que assiste na televisão,no cinema, na internet as belas paisagens do mundo, mas não tem condições financeiras para realizar seus sonhos ou aquele que nunca assistiu nada disso? ou aquele que em nenhum momento teve essa oportunidade principalmente no passado em que essa parafernalha tecnológica que ora vivemos não existia?

O desejar e não poder realizar não é mais torturante do que aquele não nunca teve condições de ver ou imaginar o seu objeto de desejo? A não existência do objeto do desejo por assim dizer, é uma tranquilidade para o ser que se tornaria um constituir desejante. Já está provado pelos pensadores que nossa sociedade é ofertante das atrações infernais para uma maioria que não tem condições econômicas de arcar com os objetos, as fantasias, os fetiches oferecidos pela mídia.

"Trecho do livro "Felicidade- A prática do bem estar". Para Matthieu Ricardo , ninguém discute o fato de que é natural ter desejo e que ele tem um papel motivacional em nossa vida. Mas há uma diferença crucial entre as profundas aspirações que temos ao longo da nossa vida e o desejo, que não é mais do que avidez,um tormento, uma obsessão (...) Por mais natural que seja, o desejo rapidamente se degenera em "veneno mental" (...) " Pensamento budista. (Fonte: Google)

Embora o desejar proposto logo no inicio deste texto, não se coaduna com a questão da avidez do pensamento budista aqui exposto, mas sim com o desejo de igualdade ,de justiça, deste modo, outras pessoas deveriam também ter esse direito , o de conhecer outro lugares.

Como diz Sêneca, "As dores e as doenças , muitas vezes, são manifestações decorrentes do nosso próprio estado de espírito que nos conduz á enfermidade e, inevitavelmente , a primeira resposta natural para o sofrimento é a vontade desmedida , o desejo de ser curado".

Sim, esses desejos em grandes momentos imposto pelo sistema capitalista nos faz ficar abatido pela nossa fragilidade da não realização , concretização dos mesmos. Na maioria das vezes somos jogados aos leões na arena , diante da agressividade do sistema, o que nos resta é sublimar nossos desejos. Entretanto, nem todos estão preparados ou conseguem essa façanha ,, e o que fazem? vão para bandidagem, para os psicólogos, psiquiatras , para as religiões, as drogas, e assim caminha humanidade.

inclemente
Enviado por inclemente em 02/11/2019
Código do texto: T6785768
Classificação de conteúdo: seguro