O idealismo e o mundo real*

Tenho a sensação de que, por combater tanto idealismos eu tenha me tornado pessimista. Ou seria eu um pessimista por não ser idealista?

Parece a propaganda da bolacha.

Mas que ser idealista está cada vez mais difícil, isto está. É até infantil, se você parar para pensar nas coisas.

Aí eu começo a duvidar do papel de organizações que lutam por um mundo melhor (ou estariam elas idealizando e não lutando?).

Idealizar é imaginar, está ligado à imaginação, ao que não é concreto ou ao que é ideal (e por isso não poderia ser real). Né?

É durante estas perguntas que surge, ainda que reticente, um pessimismo doído e, portanto, incômodo, que me trouxe até aqui hoje apenas para destrinchar um pouco este nó que se dá entre o que eu vejo por aí e o que eu gostaria de ver por aí.

Afinal, sinceramente, dá para ser otimista vendo no que o mundo e as pessoas estão se transformando só para defenderem atitudes que até outro dia seriam altamente condenáveis só porque agora estas coisas lhes interessam ou, pior, não as fariam sentir-se culpadas pelas escolhas desastrosas que fizeram?

JEFFERSON FARIAS

*Publicado originalmente em https://ocronistainutil.wordpress.com/2019/08/02/o-idealismo-e-o-mundo-real/

O Cronista Inútil
Enviado por O Cronista Inútil em 31/10/2019
Código do texto: T6783720
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.