O LINDO MUNDO INFANTIL
A criança, quando vive com coerência em seu mundo pueril de ilusões, de brincadeiras, invenções, ilusões etc., é um quadro muito bonito de se presenciar. Muito se fala hoje em dia do grave problema do menor abandonado, que logo poderá se transformar num meliante perigoso e de dicícil recuperação, principalmente, se não for logo internado num centro de atendimento especializado neste assunto, com médicos, psicólogos e tudo o mais para o acompanhamento adequado a todos os que ali se encontram. Mas, voltando ao assunto de um grupo de crianças sadias e normais ou especiais brincando, inegavelmente, qualquer adulto fica feliz e impressionado com um quadro infantil assim. E mais bonito ainda, quando elas estão num pátio de um colégio, onde passam várias horas aprendendo algo de bom para a sua vida, o seu conhecimento teórico do mundo e do relacionamento humano. Já que a educação, esta é e deve ser administrada primeiramente no lar, em casa, através dos pais e outras pessoas adultas responsáveis. E estes devem prestar a atenção que quando as crianças estiverem por perto todo o cuidado é pouco com relação às suas atitudes, pois conforme já escreveu o grande poeta: “As palavras voam; os exemplos se arrastam!”.
Por falar em crianças, hoje mesmo presenciei um fato que me chamou a atenção: uma pessoa idosa, demonstrando-se desorientada, perdida na rua de um bairro, fez uma indagação a algumas crianças que estavam por ali. Atentamente, uma delas após ouvir a pergunta daquela pessoa, embora não soubesse exatamente o endereço correto, teve uma ideia muito adequada e bonita e indicou outra pessoa adulta que o soubesse melhor com toda a educação, calma e precisão e a pessoa desorientada ficou muito agradecida e contente. Em síntese, todo o mundo tem um pouco para dar e ensinar, desde os mais tenros anos de vida. Valeu crianças!