P r e s t i g e
Neste domingo, enquanto espero pelo jogo do Flamengo, time que meu neto adora e gosta de assistir aos jogos do Mengão comigo (mesmo eu sendo Botafogo), pretendia escrever sobre o Tango, a música da Argentina e dar uma pitadinhas sobre aquele país, onde o povo não se acomoda e não se tolera aplausos aos torturadores do tempo da ditadura. Não, não ia falar sobre as eleições, acho que isso é secundário, o importante é a democracia. E lá ela está em vigor, que Los Hermanos decidam nas urnas quem deve ser o novo presidente. Mas vamos ao tema que decidi anordar.
Que fique claro que essa tragédia ambiental que redundou nas manchas de óleo nas praias nordestinas não é nada inédito. Em 2002, o navio-petroleiro "Prestige", de um armador liberiano, com bandeira das Bahamas e comandantes grego sofreu rachadura no casco e naufragou na costa da Galiza, na Espanha, derramando óleo na costa espanhola, portuguesa e até francesa. Lá, como aqui, houve demora na tmada de medidas que pudessem reduzir aos danos à costa, à economia e, claro, às populações das áreas atingidas.
Ainda hoje rola na justiça da Espanha ações visando a indenizações. Foi um dos epísódios mais graves contra o meio ambiente, com as mesmas caracteristicas do que houve aqui na costa nordestina.
Na Galiza, como aqui, o ovo fi o diferencial, foi à luta, sem esperar pelas autoridades lentas e irresponsáveis.
Fico pensando, por que ninguém lembrou desse caso do "Prestige"? Será porque temem criticar ou lembrar erros e omissões na Europa? Nao sei, o que sei é que as autoridades demoraram a tomar providências. Também nao tinham tempo, estavam reslvendo o problema das listas do PSL. Inté.