A SONECA INTERROMPIDA DO COBRADOR DE ÔNIBUS
O ônibus estava quase vazio e também já tinha ultrapassado a metade do percurso da cidade para o bairro. Pelo pouco movimentos nos pontos e nas ruas, tudo indicava que aquela seria a última viagem daquele motorista e cobrador. Tanto parecia que este já estava cochilando, quase tranquilamente. Até que certo momento entrou um passageiro e sem perceber aquele estado do cobrador, ou seja, que ele estava quase tirando uma soneca, começou a puxar assunto com ele, falando que acabara chegar do norte e não tinha conhecidos aqui na cidade grande e, além disso, precisava arrumar emprego para mandar dinheiro para a família que ficou lá passando necessidade e coisa e tal. A princípio, o cobrador, até certo ponto educado e compreensivo deu toda a atenção possível àquele passageiro, chegando, para encurtar a conversa a lhe dar o endereço da empresa de ônibus em que trabalhava, inclusive, dando-lhe algumas dicas preciosas sobre como fazer na hora do teste para a sua admissão. Não se esqueça de levar os documentos e fica calmo na hora, pois se ficar nervoso costuma dar um branco e você não acerta nenhuma conta de matemática, que parece fácil.
Aquele passageiro ficou bastante alegre e satisfeito com aquela primeira ajuda e quando chegou ao ponto final daquela linha desceu e foi procurar um endereço de que ele trazia dentro do bolso. O certo é que, se ele conseguiu seguir à risca as orientações daquele cobrador, que inclusive não conseguiu mais tirar o seu cochilo, hoje em dia poderá até ser mais um funcionários daquela empresa de ônibus e quem sabe, continua dando algumas dicas preciosas a algumas pessoas recém-chegadas do norte ou nordeste do Brasil.