A CAIXA DE BIS

Fui até a cozinha , não lembro por qual motivo , e ao abrir a porta do armário vi a caixa de Bis. Pra que!!!!

Meus princípios mais elevados de homem maduro e sensato e minhas boas intenções com relação a dieta esfumaçam-se em segundos levando meus pensamentos ao mais primário dos instintos animais: Comer (no caso toda a caixa de Bis ).

Fechei a porta do armário , de forma rápida e definitiva(?) , como se o fato de não mais vê-los pudesse também fazer-me esquece-los. Mas não é tão fácil como pensamos ser. A gula é semelhante a paixão , não sentimos falta até termos o primeiro contato , depois meu amigo não há quem segure.

E convenhamos , o pessoal do marketing soube como encontrar no mais recôndito espaço da mente humana a chama que desperta suas percepções mais básicos.

Aquela caixinha de cantos arredondados , azul metalizada , que cabe confortavelmente na mão , estampado em sua lombada um sedutor pedaço mordido ,e ainda escrito para que todos vejam: MAIS SABOR DE CHOCOLATE. Misericórdia , é uma luta desleal entre o bom senso e a gula.

E o cheirinho? Nós remete a infância , quando ganhávamos uma barra de chocolate e íamos comendo lentamente como se dessa forma ele durasse a vida toda.

A palavra chocolate por si só merece uma espaço todo especial em qualquer livro de português ou de receitas.

Volto rápido até a sala de TV ,tento distrair-me assistindo Animal Planet. Observo os pequenos e magrelos suricatos atentos em busca de pequenos besouros e escorpiões para comer , troco de canal paro no Largados e Pelados , onde um casal tenta passar 21 dias embrenhados e despidos pelas matas do Bornel , seus pensamentos assim como os meus estão focados em um único objetivo: Comer a qualquer custo. Eles passam fome , eu também , eles não tem o que comer , eu tenho , está na cozinha a alguns metros de minha boca.

Como levar uma vida saudável se a tv nós empurra para o desregramento alimentar?

Dia desse apareceu aqui em casa umas bolachas de arroz , sem glúten e sem lactose. Dizem que faz bem. Depois de comer a segunda eu olhei com atenção novamente para ver se eu não estava comendo a embalagem ao invés da bolacha , provavelmente tinha o mesmo sabor.

Deslizo o dedo sobre o controle remoto e caio ,vejam vocês , num programa que mostra um concurso de bolos , ó meu Deus!.

Sinto sede , volto até a cozinha passo em frente a porta do armário , ao lado está a geladeira com suas alfaces saudáveis , danem-se as alfaces. Eu quero é a caixa de Bis do armário.

Volto para a TV. No Discovery Home & Health assisto um programa sobre os benefícios de uma boa alimentação no combate ao envelhecimento precoce , sobre o veganismo , a dieta do Mediterrâneo e as velhinhas que chegam fácil , fácil aos 100 anos. Imagino que talvez elas nem conheçam Bis , quem sabe viveram o seu século comendo alfaces saudáveis e outros mimimis. Que vida!

Levanto-me decidido vou até o armário , eles me aguardavam, abro com a intenção de comer só um. Foram todos , volto satisfeito para a sala de TV , as velhinhas ainda estão lá com seus 100 anos e suas alfaces saudáveis. Danem-se as velhinhas.