NÓS NÃO VIEMOS DO DINHEIRO – BVIW
A arte evolui tanto, que padronizar a definição de artista é quase impossível. Escritores como Platão e Aristóteles os consideravam técnicos qualificados, trabalhadores mecânicos, por mais que usassem criatividade e inteligência.
Assim, artistas mirins provenientes de berços artísticos se transformariam em artistas impecáveis? Seriam Fernanda Torres, Preta Gil; Sasha, exemplos perfeitos? E os sem pais talentosos ou recursos para se profissionalizarem? Como seria o nascimento destes artistas? Seriam rebeldes e perseverantes como John Lennon?
A música Royals, vencedora do Grammy de melhor canção do ano em 2014 by Lorde, aos 17 anos; possui em sua letra a mensagem dos que não vieram do dinheiro e que nunca seriam realeza: We didn’t come from money. We will never be royals. E dizem não se importar.
Quem sabe os artistas sejam como os que na canção buscam outro tipo de diversão, realização e felicidade. A arte não depende de dinheiro e origem. A globalização acendeu luzes sobre novas formas e novos artistas emergem. Seja na arte cênica ou tecnológica, num livro ou na decoração da sala; pessoas podem buscar sopa Campbells no caminho do sucesso artístico, mas são felizes quando enxergam beleza no que fazem. Se forem pintar e bordar coringas, que seja para bons entendedores.
imagem google