Braga, Aurélio e algumas palavrinhas chatas

Com certeza sou apenas um caçador de ticacas, um mero escrevinhador matuto, meio arengueiro mas sem nenhum ranço de raiva ou mania de provocação. E até deveria escrever melhor porque leio muito os mestres da nossa literatura, mas pau que nasce torto... Dentre os mestres releio quase diariamente algumas crônicas de Rubem Braga, para mim um dos maiores escritores do país (mesmo só tendo escrito crônicas). Hoje reli uma delas e como ele implica co certas palavrinhas chatas resolvi transcrevê-la:

MESTRE AURÉLIO ENTRE AS PALAVRAS

Rubem Braga

"Ora, resolvi enriquecer o meu vocabulário e adquiri o livro 'Enriqueça o seu Vocabulário' que o sábio Professor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira fez, reunindo o material usado em sua página de 'Seleções'.

"Afinal de contas nós, , da imprensa, vivemos de palavras, elas são a nossa matéria-prima e nossa ferramenta; pode até acontecer (pensei eu)que, usando muitas palavras novas e bonitas em minha crônica, elas sejam mais bem pagas.

"Confesso que não li o livro em ordem alfabética, fui catando aqui e ali o que achava mais bonito e tomando nota. Aprendi. por exemplo, que a calhandra grinfa ou trissa, o pato gracita, o cisne arensa,o camelo blatera, a raposa regouga, o pavão pupila, a rola turturinaea cegonha glotera.

"Tive algumas desilusões, confesso; sempre pensei que trintanário fosse um sujeito importante, talvez da corte papal e mestre Aurélio afirma que é apenas o criado que vai ao lado do cocheiro na boléia do carro, e que abre a portinhola, faz recados, etc. Enfim, o que nos tempos modernos, em Pernambuco, se chama 'calunga de caminhão'.E sicofanta , que julgava um alto sacerdote, é apenas um velhaco. Cuidado, portanto, com trintanários sicofantas!

"Aprendi, ainda, que Anchieta era mistagogo e não um arúspice, que os pelos de dentro do nariz são vibrissas e que diuturno não é o contrário de noturno nem o mesmo que diário ou diurno, é o que dura ou vive muito.

"Latíbulo, gigajoga, julavento,gândara , drogomano. algeroz...tudo são palavras excelentes que alguns dos meus leitores talvez não conheçam,que assim acabo roubando a freguesia de mestre Aurélio, que poderia revidar com zagalotes, ablegando-me e sua estima e bolçando-me contumélias pela minha alicantina de insipiente.

"Até outro dia, minhas flores".

Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/10/2019
Código do texto: T6776110
Classificação de conteúdo: seguro