COTIDIANO: CUIDAR DA SAÚDE É PRECISO... 7h07min.

Na semana passada, como estava agendado comparecemos ao Posto de Saúde, para consultar a médica, - Clinica Geral, Dra. Lara – e saber dos resultados dos exames, cujo os resultado saíram dentro da “normalidade” com alguém que já está próximo de 78 anos, muito embora não nos receitasse qualquer tipo de medicação, mas que era preciso fazer algum exercício físico, uma pequena caminhada por exemplo, que muito pouco fazemos, pois o sedentarismo já está “enraizado”, bem como uma dieta alimentar...

Em razão de alguns problemas na área da dermatologia, nos agendou uma consulta no hospital, que é referência no sul do nosso país, Hospital Erasto Gaertner*, para o dia 21 ontem...

Aproveitamos para ir de carona com nosso genro Luiz, pois coincidentemente faz fisioterapia neste hospital na parte da manhã, com o horário que coincidiu de nossa consulta. Nossa filha Marylen quis nos acompanhar.

Já tínhamos ido neste hospital em 2010, naquela ocasião nossa filha Vanice nos acompanhou, naquele ano o atendimento ainda não era informatizado, em que em parte “tumultuava” um pouco os atendimentos...

No local designado, foi nos entregue uma senha, que seria chamada no painel, não demorou muito fomos chamados...

Achávamos que logo se daria a consulta com o médico, pois estava marcado para 8h58 minutos, após certo tempo, um Assistente Social, solicitou que as pessoas que estavam vindo pela primeira vez, se encaminhassem para uma outra sala, mas que antes dessem o seu nome, foi o que fizemos...

Pouco depois o mesmo veio até nos fazendo breve explanação, até sobre os direitos dos pacientes que residissem a mais de 50 km de Curitiba, que teriam direito junto às prefeituras de uma pequena ajuda de custo para ajudar em suas despesas, ao mesmo tempo esclareceu que antes da consulta seria feita “triagem”, isto é, uma avaliação, por uma enfermeira, para o encaminhamento da área médica especializada, quando então realmente seria agendada a consulta...

Já passava um pouco mais das 11 horas, em face do grande número de pessoas aguardando, achávamos ainda muito iríamos esperar, mas, não demorou muito o nosso nome foi chamado no painel, para que comparássemos na sala 7, adentramos, a enfermeira, nos examinou atentamente e com algumas perguntas...

Foi quando então disse que retornássemos a mesma sala, que logo seríamos chamados para o agendamento da consulta, com um médico na área de dermatologia. – Pele e Melanoma - Não muito depois fomos chamados novamente, mais alguns dados preenchidos, e finalmente a consulta agendada, para o 21/11 as 08h15min, mas que antes providenciássemos a entrega do comprovante de endereço e cartão do SUS, que deveriam ser entregues antes da consulta.

Numa época de tantas reclamações, - a grande maioria com justas razões – em que a nossa saúde pública tem muito a desejar, em nossa cidade as coisas acontecem dentro de relativa normalidade, isto não que dizer que em todos os lugares as coisas acontecem as “mil maravilhas”, mas aqui não podemos reclamar, pois até que funcionam a contento... 08h00min.

*Dr. Erasto Gaertner, foi um médico de nossa cidade idealizado do Hospital do Câncer, este personagem viveu tão somente 53 anos, foi Deputado Estadual e Prefeito de nossa cidade nos primeiros anos da década de 50, o Hospital idealizado por ele, somente se deu 11 de junho de 1955, portanto já completou 64 anos, em pleno funcionamento, até mesmo ampliando suas instalações. Nomes e datas compilados da Wikipedia.

Curitiba, 22 de outubro de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagesespiritas.xyz Walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 22/10/2019
Reeditado em 22/10/2019
Código do texto: T6776030
Classificação de conteúdo: seguro