“As praias do Brasil emporcalhadas Lá lá lá lá”* (21/10/2019)

"Escola! Marche! As praias do Brasil ensolaradas, Lá lá lá lá; O chão onde o país se elevou Lá lá lá lá..."

Acrescentemos à letra da música: “Eu te amo meu Brasil”, gravada pelo grupo “Os Incríveis”, em 1970, e considerada um hino ufanista do regime militar... - “As praias do Brasil emporcalhadas, Lá lá lá lá”, para demostrar a nossa indignação quanto ao desastre ambiental ocorrido no Nordeste.

Desde o início do mês de setembro, um óleo cru, despejado, sabe-se lá por quem, vem manchando a costa nordestina em uma extensão de Cerca 2.250 km. Até esta data, o piche já apareceu em 194 praias, atingindo 28 municípios, em todos os 9 Estados da região.

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, rechaçou a tese de que o governo demorou em dar uma resposta e que militares do Exército vão reforçar as ações de limpeza.

O fato é que a população praiana, ignorando a possibilidade de contaminação, antecipou-se ao protocolo e está promovendo, por sua conta e risco, a retirada do petróleo. E, sem considerar o descarte, e de forma voluntária, já recolheram cerca de 600 toneladas de resíduos.

- “Tá chegando a alta estação e não podemos perder mais turistas, ôxente... - Bora, bora, bora!”.

Os órgãos de inteligência estão trabalhando para tentar chegar à conclusão de onde partiu esse óleo... - Veio da Venezuela ou de uma refinaria da Shell, petrolífera multinacional? Voltemos no tempo para investigar...

“Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até à outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas de costa. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo. ” (Trecho da carta de Pero Vaz de Caminha).

...Vai ver esse óleo ainda é resquício das embarcações de Cabral que, ao desocuparem os seus porões, despejaram no mar, a vergonha... – Em troca da nossa pureza, que é o mesmo que dizer riqueza. Já que foi aí que tudo se fez começo:

“Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!

Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil...”

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 21/10/2019
Reeditado em 03/12/2019
Código do texto: T6775676
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.