QUE HORAS ELE VAI EMBORA?

Nos governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma o Brasil era a quinta economia do mundo, o dólar e a gasolina estavam abaixo dos R$ 2,80. Lula fez com que o Brasil saísse do mapa da fome, tornando o Fome Zero modelo; Dilma baixou a taxa de desemprego para 4,3%, a menor da história. Nos governos petistas teve inclusão social e os mais carentes tiveram acesso às universidades.

Tivemos a descoberta do Pré-sal e o compromisso de utilizar seus recursos em educação; a dividia externa foi paga e o país se transformou em polo de desenvolvimento. O brasileiro era respeitado e admirado pelo mundo todo. Lula ‘descobriu’ o que os economistas liberais não aceitam, ele descobriu que a melhor forma de fazer a economia crescer é investir na pessoa, dando a ela condições de crédito.

Com o crédito cresce o consumo, que faz crescer a produção, que gera emprego, que fomenta o consumo e faz circular a moeda na roda da economia. Essa regra é bem simples, mas parece ameaçar um setor da sociedade que vê nela o perigo da ascensão das classes populares.

A elite brasileira é perversa e foi muito bem representada no Filme Que horas ela volta? de 2015, dirigido por Anna Muylaert e com os desempenhos irretocáveis das atrizes Camila Márdila e Regina Casé. O filme é uma crônica sobre as diferenças de classes existentes no Brasil.

Olhando para o Brasil de hoje, o que melhorou na vida do brasileiro em comparação aos governos petistas? Nada. Não é necessário pontuar o desastre que é o governo Bolsonaro, a inépcia do presidente, a bagunça do PSL, a incompetência ministerial e o descaso com o meio-ambiente bastam como retrato da incompetência e servilismo. Com tudo isso, e assistindo ao presidente ‘pagando’ flexão, nos deixa cada vez mais ansiosos por saber a que horas ele vai embora.

Ricardo Mezavila
Enviado por Ricardo Mezavila em 21/10/2019
Código do texto: T6775348
Classificação de conteúdo: seguro