CADA PESSOA TEM A SUA ESPECIALIDADE
Se ele não sabe nada de matemática, muito sabe de português; se ele não sabe dirigir um carro, como vendedor é um expert; se ele não sabe discursar, por outro lado é um exímio professor; se ele não entende nada de construção, por sua vez é um ótimo alfaiate; se ela não sabe cozinhar quase nada, por sua vez é uma cabeleireira exemplar; se ele nada entende de política, já no esporte é um baluarte de primeira; se ela não sabe dialogar, já na arte da dança é exemplar; se ele não sabe nem pegar numa caneta, por outro lado, no arado, na enxada, ou seja, na lavoura é um campeão; se ele na escola é um fracasso, no campo, com a bola é um craque de primeira; se nenhum instrumento ele sabe tocar, já na paquera ele demonstra sua habilidades; se na arte de desenhar ela não tem a mínima aptidão, já como cronista é um protótipo; se ela não tem afinidade nenhuma para costurar, já suas mãos ágeis na arte de tricotar é exímia; se ele não sabe nem laçar um boi, por outro lado tem a capacidade de curar um paciente; se ele não tem a mínima ideia como trabalhar numa gráfica, já na sua oficina mecânica ele entende quase tudo de automóveis. E assim, sucessivamente. Enfim, cada indivíduo, cada pessoa tem, respectivamente, suas aptidões, suas capacidades para fazer algumas coisas. Nunca ninguém sabe tudo e muito menos não sabe de nada. Pensando bem, o valor, a beleza, o sentido da vida está baseado justamente nisto: cada um age bem conforme a sua aptidão, o seu gosto, sendo cada um útil ao semelhante de uma forma ou de outra. Afinal, como muito bem disse o filósofo Sócrates; “A única coisa que sei é que nada sei”. Ou seja, temos que ter consciência também, em primeiro lugar, das nossas limitações com humildade. Por mais que saibamos fazer algo bem feito, sempre existirá outra pessoa que sabe fazer algo muito melhor do que nós em outra área que, certamente, desconhecemos.