O dia do poeta* (20/10/2019)

O ano era 1976. Uma reunião de intelectuais na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro, Menotti Del Picchia, em São Paulo, marcava o surgimento de uma organização artístico-cultural, que seria chamada de o Movimento Poético Nacional.

Por causa desse acontecimento, cuja iniciativa era baseada no sonho de unir uma classe de artistas e divulgar as suas produções poéticas e musicais, o dia 20 de outubro ficou conhecido como o dia do poeta.

Lírica, narrativa, dramática... - A poesia é atemporal. Origina-se no verbo. "E o verbo se faz carne", liturgia, Santo-homem, Santo-Santo... - O poeta é anjo e demônio. Não pode ser gente, pois a poesia é a sua transfiguração na imortalidade. A poesia metamorfoseia-se nela mesma, feito: Invencionice, criatividade, alimento... - Guerra dos mundos.

Verso, métrica, ritmo, rima, melodia, compasso, harmonia, ideias e sensações, livre, livre, livre... - A poesia pode ser qualquer coisa, menos hipocrisia. – É grito e denúncia. Por meio da poesia, experimentamos das mais belas revoluções.

A vida toda: clássica, renascentista, romântica, moderna... O Ramáiana de Valmiki, a Odisseia de Homero, a Eneida de Virgílio, a Divina Comédia de Dante, Os Lusíadas de Camões, a Via-Láctea de Bilac, Os Versos Íntimos de Augusto, a Canção do Exílio...- ”O verso que está cá dentro e não quer sair... No dia do poeta, o dia da poesia... - "Mas, que inunda minha vida inteira”.

Poesia é a lucidez enternecida. É a vida em lugar da vida... - Apoiada na linguagem coletiva, Pátria de todos os poetas. Poesia é sobrevivência e vive dentro do homem, adormecida. Que seja: social, existencial, marginal, práxis, concreta.... Poesias são imagens a refletir o sonho do poeta.

- É a libertação de nós mesmos por meio de nossas feridas.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 20/10/2019
Reeditado em 02/08/2024
Código do texto: T6774633
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.