O VALOR DO ABRAÇO NO CAMPO DE FUTEBOL

Sabemos que o jogo de futebol assim como outras atividades esportivas têm como principal objetivo a vitória. É muito bonito quando na hora do gol os jogadores se abraçarem com aquela alegria indescritível. Aquele calor humano é visível, emocionante até para quem observa. É o momento que toda luta, do treno estafante , da expectativa da hora do jogo, a ansiedade se deslancham todo naquele gol, no abraço do calor humano. Seguros que com aquele gol se trilhará o caminho da vitória e a compensação do esforço dos treinos, da concentração, da saudades dos filhos, dos pais, da esposa, da namorada.

Por outro lado, quando é o reverso da moeda, em que o time está perdendo,o desanimo ecoa nos semblantes dos jogadores, as vezes as desavenças transparece entre alguns dos jogadores, em determinados momentos parte-se para a violência contra o adversário,o emocional esvai em situações determinantes.

E quando está perdendo de goleada? os ânimos ou se acirram ou fica-se por completo entregue, sem reação. Quando faz um gol, o chamado gol de honra, cadê o abraço esfuziante ? Nada, apenas o autor do gol vai em direção a sua área solitariamente, nenhum dos seus companheiros tem denodo para ir ao colega para braça-lo. E por que não faz isso? Porque aquele gol não representa nada para eles naquela hora. Sem significado, não os vai levar ao caminho da vitória. A derrota ainda mais de goleada os levará a uma nova jornada mais intensa, procurar saber os motivos do desastre na partida. Ouvirão criticas, conforme for protestos da torcida, pressão para alguém sair do time, não se sentirá bem quando chegar em casa.

O abraço numa partida de futebol tem um lado interesseiro, tem um lado oportunista, um abraço que visa o lado financeiro, pois a vitória resultará em lucro. Por que não um abraço mesmo que do gol improdutivo? Mostrar ao companheiro que valeu o esforço , mostrando que o grupo está unido mesmo que na derrota?

Assim é o sistema capitalista, só os fortes, os vencedores, os normais, os capazes são valorizados. Na verdade o futebol não é senão a expressão do capitalismo que só admite vitória. O objetivo já está explicito , vitória, sem vitória não avança na tabela, a torcida se desmotiva, os patrocinadores abandonam, as redes de TV deixam de lado, os jornalistas, comentaristas não focam muito seus comentários, a não ser que seja um time de alta envergadura em vão tentar descobrir o motivo da crise para justamente voltar a brilhar no cenário nacional.

inclemente
Enviado por inclemente em 20/10/2019
Código do texto: T6774319
Classificação de conteúdo: seguro