CRÔNICA

A IGREJA INCIPIENTE DE PAULO E PEDRO E A IGREJA DE HOJE.

O que está acontecendo hoje, dentro da Igreja, mas, que tem sua origem do lado de fora, é semelhante ao que aconteceu com essa mesma Igreja, nos tempos de Paulo.

Lendo suas cartas, podemos observar, que, ainda no seu nascedouro, aquela Igreja recém constituída por Jesus, que, passou responsabilidades a Pedro e Paulo, começa a repetir condutas semelhantes às daquelas épocas!

Senão vejamos: Pelas suas diversas viagens ao oriente levando o evangelho e a figura salvadora de Jesus aos povos pagãos que ainda não O conheciam, ele, Paulo foi formando as comunidades e pequenas Igrejas com os fundamentos do cristianismo.

Comecemos então a analisar pelas comunidades de Coríntios na Grécia antiga. Ali, Paulo percebeu pequenas divisões dentro da comunidade. Uma dissenção ocorria por conta dos pregadores.

Dizia Paulo: “Pois acerca de vós, irmãos meus fui informado pelos que são da casa de Cloé, que, há contendas entre vós. Refiro-me, ao fato de que entre vós se usa esta linguagem: Eu sou discípulo de Paulo; - eu, de Apolo; - eu, de Cefas; - eu, de Cristo”. Então estaria Cristo dividido? É Paulo, que, foi crucificado por vós? É em nome de Paulo, que, fôstes batizados”?

Mas, as divisões continuam naquela incipiente Igreja de Cristo que nascia; Continua a falar Paulo: - “Ouve-se dizer constantemente que se comete, em vosso meio, a luxúria, e uma luxúria tão grave que não se costuma encontrar nem mesmo entre os pagãos: Há entre vós quem vive com a mulher de seu pai”.

Problemas de casamento e celibato são percebidos por Paulo em Corinto. Outro aspecto comentado por Paulo foi o “traje das mulheres na Igreja”!...

A sua Carta aos Colossenses, Paulo adverte acerca de falsas doutrinas... Na primeira carta a Timóteo, Paulo adverte quanto aos falsos doutores; - “Devíeis permanecer em Éfeso para impedir, que, certas pessoas andassem a ensinar doutrinas extravagantes, e, a preocuparem-se com fábulas e genealogias.

Paulo também, na segunda Carta a Timóteo, adverte sobre uma crise de impiedade. Diz ele: - “Note bem o seguinte: Nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus”...

Já na Epístola a Tito, Paulo se manifesta sobre os vícios dos cretenses, e, diz: - “Proclamam que conhecem Deus, mas na prática o renegam, detestáveis que são, rebeldes e, incapazes de qualquer boa obra”.

Paulo, ainda enfatiza o perigo da “INFIDELIDADE”, justificando os quarenta anos do povo hebreu no deserto, quando puseram o Senhor à prova, sob a condução e liderança e Moisés. E, alerta para a “indolência nas coisas espirituais”, dizendo: - “Teríamos muita coisa sobre isso, e, coisas bem difíceis de explicar, dada a vossa lentidão em compreender... A julgar pelo tempo, já devíeis ser mestres! Contudo ainda necessitais que vos ensinem os primeiros rudimentos da palavra de Deus; E, vos tornastes tais, que precisais de leite em vez de alimento sólido!

O Castigo da apostasia é outro aspecto da Carta de Paulo aos Hebreus; Diz Paulo: - “Depois de termos recebido a verdade, se a abandonarmos voluntariamente, já não haverá sacrifício para expiar este pecado! Só teremos que esperar um juízo tremendo e o fogo ardente que há de devorar os rebeldes.

Na Carta a São Tiago, Paulo salienta os seguintes aspectos dolosos da Igreja primitiva, entre seus membros, tais como, a fé sem obras, pecados da língua, más paixões, advertência aos ricos.

Pedro Apóstolo, também manifesta sua sabedoria, ante os erros da Igreja insipiente, quando se refere aos “falsos doutores e seus embustes”.

Dito estas coisas e devidamente refletidas à luz da fé e da doutrina da Santa Igreja, vemos as semelhanças das heresias elencadas por Paulo e Pedro, na Igreja Antiga com as da realidade, que, assola o Vaticano, o Papa, o Arcebispo de Aparecida, e o Sínodo da Amazônia!

Jose Alfredo – Jornalista (Fonte: Bíblia Sagrada)

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 19/10/2019
Código do texto: T6773991
Classificação de conteúdo: seguro