Tucunam

Tucunam é um daqueles países extremamente pobres que vivem exclusivamente do setor agrícola. A renda per capita é bem reduzida e mais da metade da população vive abaixo da linha da pobreza. Além disso, as taxas de analfabetismo, de mortalidade infantil e de natalidade são altíssimas. No entanto, os números não são divulgados nos meios de comunicação. Na TV estatal, a principal rede de comunicação do país, os indicadores oficiais demonstram que o país está no caminho certo. Em seu último pronunciamento em rede nacional, o presidente demonstrou otimismo com a economia, pois, segundo ele, o país está crescendo e gerando empregos.

Tucunam está situado na América Central e sua população é de pouco mais de três milhões de habitantes. Seu povo, bastante hospitaleiro e alegre, contrasta com a extrema desigualdade social. A língua oficial é o francês, mas o Itaicai é a língua falada por todos nas ruas. O país se tornou independente há dez anos, após um conflito armado que durou 255 dias e que levou ao poder o General Almud Semeli. Ao instaurar um regime de exceção, adotou como única medida a aniquilação das forças contrárias ao governo. Em todas as ruas da capital, há outdoors espalhados com a imagem do ditador: o semblante sério e o punho fechado encostado ao peito.

Apesar dos resultados catastróficos, o time de basquete do país é o orgulho nacional. Em dia de jogo, é decretado feriado para que toda a população possa assistir à partida. No dia em que a seleção de Tucunam enfrentava a seleção das ilhas Guaidan, todos nas ruas estavam vestidos de laranja e azul, cores da bandeira do país. Vários telões foram espalhados pelas ruas da capital para que todos pudessem acompanhar mais um duelo. E justamente contra seu maior rival.

O jogo caminhava para o fim. Pelo placar elástico da partida já era possível perceber que a seleção de Tucunam acumularia mais uma grande derrota. Mesmo assim, todos estavam vidrados frente à TV comemorando cada ponto suado conquistado pela seleção local. Quando faltavam dois minutos para o encerramento do jogo, inesperadamente os sinais de transmissão da partida foram suspensos. A população, perplexa, não entendia a suspensão repentina da partida. Imediatamente após o corte do sinal de transmissão, imagens que representavam atos de heroísmo do povo Tucunam eram mostradas em todas as TVs espalhadas pelo país.

Fábio Rodrigo
Enviado por Fábio Rodrigo em 19/10/2019
Código do texto: T6773949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.