CABEÇA DE CRISTO EM BRONZE

Toque de campainha no sobrado da Rua Ruiz Lopes.

- Doutor Mário, é a Carolina, da Dona Anita!

- Sirva licor que desço tão logo consiga ajustar perfeitamente o laço no costume.

Na sala de estar, à espera de Mário, que não se demorou cinco minutos, Carolina contemplou pela infindável vez a mui aformoseada Cabeça de Cristo em bronze.

- Dona Carolina, eu sei que muita gente gosta, acha bonito, admira, mas dou garantias de que isso não é presente se dê a ninguém, ainda mais ao doutor Mário: ele é muito religioso. A senhora mesma está vendo, Cristo de trancinhas e barbicha, que Deus me perdoe e ilumine mas essa barbicha mais parece com a de um bode, sem se falar no gorrinho na cabeça e o pescoço de girafa, ficou parecendo um vizinho que tive- o @- Hoje, vindo pra cá, passando na Paulista, vi uns moços assim de barbas moderninhas, e também hippies, capitalistas, comunistas, socialistas e gorrinhos nas cabeças comercializados por bolivianos .. digo que daqui algum tempo vão estar fazendo esculturas, retratos, filmes, desses barbudos todos que apareceram feito mágica. Mas essa imagem de Cristo assim chega a ser blasfêmia, pecado mortal! A tia do doutor Mário esteve aqui outro dia e ao ver a escultura falou que a escultura tinha que sair da casa, que a peça tinha que ser vendida, doada, destruída, isso não importava, aliás, quando soube que o doutor Mário, mesmo com dívidas, a comprou do Vitórinho, quase teve um siricutico... Posso lhe servir o licor agora, o doutor Mário já está descendo, deve estar terminando de por o nó na gravata . A senhora sabe não é dona Carolina, eu sei que na Europa não é assim, lá existe um respeito sacrossanto às coisas do Criador; quer dizer nunca estive lá, mas a senhora bem morou por anos e é tão nova, me desculpe falar tanto... Mãe de Deus! e a senhora sua mãe como está? que mulher generosa, extraordinária, boa, simples, amável, grande pintora talentosa, reconhecida e premiada.. minhas estimas a ela e a senhora que de tão jovem está cada dia mais bonita... o doutor Mário já está descendo, me dê licença, vou servir um licorzinho muito delicioso de jabuticaba, tem também de jenipapo, pequi e pitanga, que o doutor Mário recebeu por palestras e conferências de amigos em viagens, esses sim presentes genuínos e verdadeiros.

Após cinco longos minutos, Mário desceu mesmo pela escada do sobrado de sua casa e parecia preocupado. Carolina logo percebeu, amava-o muito, não havia dúvida;mas ao vê-la Mário desanuviou , tornou seu coração alegre e sentiu que ficava mais forte, mais lúcido, de maneira que quando inclinou-se e sentiu o toque , a elasticidade dos lábios do beijo da afilhada em sua face, ouviu-lhe os mais belos olhos e agradável voz dizer:

-Como está elegante Mário ... pareceu-me preocupado também... eu atrapalho... depois de tanto tempo, como vir ao seu encontro?

-In secret we met -

In silence I grieve,

That thy heart could forget,

Thy spirit deceive.

If I should meet thee

After long years,

How should I greet thee? -

With silence and tears”-Byron).

- Meu Deus, minha querida, como alegra sua presença minha alma, você nunca atrapalha e é sempre bem vinda. “Sim, de fato, ando tendo preocupações, quer saber quais são? Tenho o meu trabalho cotidiano, é lógico. Lições na Academia, lições particulares. Mas atualmente as minhas preocupações são as seguintes: escrever dísticos estrambóticos e divertidos prum baile futurista que vai haver na alta roda daqui (a que não pertenço, aliás). Escolher vestidos extravagantes mas bonitos pra mulher dum amigo que vai ao tal baile. E escrever uma conferência sem valor mas que divirta pra uma festa que damos, o arquiteto e pianista Sílvinho Mascarenhas e eu, no Automóvel Clube Paulista, sexta-feira que vem, depois do carteado. São as minhas grandes preocupações do momento. Serão desprezíveis pra qualquer idiota antiquado. Pra mim são tão importantes como escrever um romance ou sofrer uma recusa de amor. Tudo está em gostar da vida e saber vivê-la. Só há um jeito feliz de viver a vida: é ter espírito religioso.” Mas deixe-me falar de você.. sabia que viria e o porquê de sua visita: arte e amor... não é por isso que está aqui?

-Oh! Mário exagerado! Talvez nem um nem outro, depende “My angel boy”.

Marcos Pessoa
Enviado por Marcos Pessoa em 19/10/2019
Código do texto: T6773706
Classificação de conteúdo: seguro