OS BONS TEMPOS DAS EXCURSÕES
O passeio ao litoral estava marcado para as 6 horas da manhã. Porém, o ônibus chegou 40 minutos atrasado. O motorista com ar preocupado parecia que previa que haveria algum problema durante o percurso, pois o funcionamento daquele ônibus não estava 100%. Mesmo assim, sem ninguém perceber muito esta apreensão, aos poucos, fomos adentrando, cada uma com as suas respectivas mochilas ou sacolas e principalmente um violão. A pequena bagunça, a alegria contagiante foi invadindo aquele ambiente. Enquanto isto, os primeiros aperitivos já começavam a rolar de boca em boca. Quando o coordenador faz a última contagem e percebe que todos já estão ali logo pede ao motorista que dê partida. Pelo o ronco imediato do motor, expelindo uma fumaça negra e fedida na adjacência, alguém chegou a ter um péssimo presságio de que aquela viagem não terminaria bem, pois aquele ônibus parecia ser muito velho. Mesmo assim, o motorista não deu ouvido e enfiou o pé no acelerador e, paulatinamente, fomos deixando as ruas e avenidas da cidade e pegando a estrada, definitivamente. A estas alturas o ambiente no interior daquele coletivo já estava bem mais alegre e contagiante. Só as árvores e rochedos e o céu cinzento passavam a serem as testemunhas daquele nosso passeio. O astro-rei também resolveu dar a sua cara e isto nos alegrou ainda mais do que a bebida. O certo ou errado foi que, após uma hora de viagem, o funcionamento daquele velho ônibus começou a falhar, soltando uma fumaça mais negra do que nunca, inclusive, invadindo o interior do mesmo. O motorista parou e descemos rapidamente para evitarmos qualquer intoxicação mais grave. Depois de ele ligar para a garagem solicitando outro ônibus tivemos uma notícia que não esperávamos. Aquele nosso passeio terminava ali, naquela hora. Pois até a chegada do ônibus reserva já era, realmente, pois seria a hora de voltarmos daquele passeio frustrado. Depois tivemos que remarcar outro, só que, desta vez, exigimos um ônibus melhor, evidentemente. Este era o tempo em que os jovens faziam e programavam mais excursões e passeios pelo interior do Estado de São Paulo, apesar de, com algumas exceções, alguns seria frustrados. Mas isto fazia e faz parte da vida. Os imprevistos sempre acontecem. O importante é ter paciência, calma e coragem para suplantá-los, vencê-los.