A Santa dos pobres é brasileira* (13/10/2019).

Irmã Dulce (1914-1992) foi canonizada no domingo, dia 13, pelo Papa Francisco, em solenidade na praça São Pedro, tendo 50 mil fiéis como espectadores. Antes dela, o Vaticano havia reconhecido como Santos brasileiros: Madre Paulina, nascida em Vigolo Vattaro, itália (2002); Frei Galvão (2007) e o padre José de Anchieta (2014).

Embora existiam vários relatos de Graças alcançadas por sua intervenção, dois milagres tiveram que ser comprovados pela igreja para fazer de Irmã Dulce a primeira mulher nascida no Brasil a receber o título de Santa.

“O Anjo bom da Bahia” dedicou todos os seus dias aos mais necessitados. Ao lado do convento Santo Antônio, transformou um simples galinheiro no que viria a ser o maior hospital de Salvador. “Um conforto para os pobres e um exame de consciência para os ricos”.

Irmã Dulce teve uma vida de renúncia para ganhar a eternidade. Ela foi um testemunho de amor.

O corpo de Irmã Dulce, morta em 1992, foi sepultado em definitivo na Capela das Relíquias, na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Salvador...

- “A roupa está conservada após 18 anos, apesar de um pouco escura. O semblante dela é muito sereno, não há odor.”, contou uma funcionária das Obras Sociais Irmã Dulce, quando da exumação.

... E hoje mora no coração de todos os brasileiros.

ORAÇÃO A SANTA DULCE DOS POBRES

"Senhor nosso Deus, lembrados de vossa filha, a santa Dulce dos Pobres, cujo coração ardia de amor por vós e pelos irmãos, particularmente os pobres e excluídos, nós vos pedimos: dai-nos idêntico amor pelos necessitados; renovai nossa fé e nossa esperança e concedei-nos, a exemplo desta vossa filha, viver como irmãos, buscando diariamente a santidade, para sermos autênticos discípulos missionários de vosso filho Jesus. Amém".

Que amemos uns aos outros pelo exemplo de irmã Dulce.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 17/10/2019
Reeditado em 31/07/2023
Código do texto: T6772443
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.