69 ANOS DEPOIS (REMINISCENCIAS)... 16h20min.

Não gosto muito de falar de “nós”, - pois que importância teria? – mas, há momentos que surgem de modo inesperado. Hoje pela manhã, ao arrumar alguns papeis, que ficam abaixo da mesa do computador, nos deparamos com uma pequena pasta com documentos, do ano letivo de...

Em cima desta capa, estava escrito: Grupo Escolar do Bacacheri, 1º. Ano – 1950, embaixo, aluno Saul Zimerman* e abaixo, professora: Luiza E. de Lacerda Fernandes, assinatura do Diretor, ilegível, a examinadora bem legível: Maria Cecy Ribeiro. Pai o responsável: Antonio Leopoldo dos Santos*. E a nota final dizia que o aluno foi aprovado com média geral: 7.1 isto em 29 de novembro do ano já mencionado. O mesmo tinha obrigação, o fazia pela segunda vez...

É o único e derradeiro documento que temos em mãos, ao mesmo tempo estas lembranças não deixam de serem uma merecida homenagem aos que labutam na área do ensino, pois ontem – dia 15 foi consagrado a esta categoria, em que em nosso país, não tem o devido reconhecimento, pois se levarmos em conta o salário de um Deputado Federal, os mestres, - na grande maioria- bem menos que 10% deste valor...

Bem mais tarde ficamos compreendendo: o nosso nome por um lapso do cartorário e do nosso saudoso pai, Walmor em lugar de Saul, resolvemos não “mexer”, pois não éramos homônimos, visto que o nome do outro nosso irmão era Valmor Antonio Zimmermann, e nosso sobre nome, por erro deste mesmo escrivão, foi escrito com um m e n tão somente... Isto não causou qualquer tipo de problemas, pois não houve qualquer tipo de herança, por parte de nossos pais, que prematuramente partiram a saudosa mãe quando tínhamos um ano e o pai quando tínhamos 12 anos... 16h56min.

*O nome do aluno Saul Zimerman, foi devidamente esclarecido.

*Antonio Leopoldo dos Santos, que três anos depois passaria para o lado de “lá”.

Quanto às pessoas mencionadas que labutavam s na área de ensino, certamente, desde a muito já fizeram sua “viagem”, que não deixa de ser a vida em si com os seus “mistérios”; um dia nascemos, vivemos, e inevitavelmente chegará a hora da “partida”, sem exceção, razão pela qual é preciso ir sempre em busca dos tesouros d´alma, pois os “outros” não passam de mera ilusão... Curitiba, 16 de outubro de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.combr.

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/10/2019
Código do texto: T6771333
Classificação de conteúdo: seguro