74%

Essa é a porcentagem daqueles que sonham em construir um Brasil melhor, dos quais, infelizmente, alguns poucos se esforçam para que isso seja possível. Faço parte dessa atual estatística de jornal, pois acredito em transformações positivas por meio da educação, mas não culparei Paulo Freire, nem mesmo às benditas doutrinas ideológicas aprendidas na universidade, se é que isso existiu, por me tornar uma pessoa passível de sonhos (im)possíveis como o já mencionado.

Culpo sim aqueles profissionais que me doaram horas de suas vidas, dividindo comigo seus conhecimentos e compartilhando saberes que foram muito além dos conteúdos; culpo esses homens e mulheres que deixaram suas vidas particulares ou aspirações para me fazerem sonhar, acreditar e jamais desistir dos meus ideais, mesmo que os deles já estivessem extintos; sim, são culpados aqueles que mesmo sem a menor condição de ensino, faziam do pedaço de giz e uma lousa quebrada pontes para atravessar oceanos, um microscópio para ver um micro-organismo vivo e até telescópio para olhar a lua de perto. E faziam tudo isso por gosto, pois dinheiro recebiam pouco.

Assim passei a ter sonhos e hoje acredito na educação transformadora, inventiva realizadora; e diante dos desafios que o ensino apresenta, com os caminhos e descaminhos que a sociedade tem andado, somando aos governos desgovernados, me tornei tão igual aqueles culpados que aqui citei, e por ser tão parecida a esses criminosos, pois me ponho a ser sonhadora, ouço vozes pelos corredores a me chamar de professora.

Izabela. Cristian