QUEM SÃO DONA MARIA DA GLÓRIA E BELONIR CEZAR LEITE?
Já fiz várias referências à Senhora Belonir, hoje talvez esquecida pela maioria de seus ex alunos. Culpa do mundo que impõe às pessoas esta maldita pressa, gastamos muito tempo em bobagens, com papo furado, com discussões sem sentido.
Sobre Dona Maria da Glória inclusive já a visitei.
Pois bem, por diversos motivos pessoais, cheguei aos oito anos de idade, sem ter ter sido avaliado nas escolas regulares, a partir dos meus cinco anos, quando fui matriculado pela primeira vez na escola, então quando novamente fui à escola, ela me desdenhou, argumentando que eu estava muito atrasado e não havia vagas.
Para não ficar sem estudar a Dona Maria da Glória socorreu-me, organizando o que eu sabia e complementando o necessário para enfrentar o terceiro ano primário. Dona Maria Ministrava aulas particulares.
No ano seguinte nos mudamos à Lomba do Pinheiro, bem na divisa com Viamão. A Escola Municipal São Pedro, pertencia ao município de Viamão, de madeira, não havia água encanada e muito menos iluminação. Lá estava lotadas as professoras Lígia e Belonir. Esta última era desempenhava as atividades de professora dos segundo, terceiro e quarto anos, encarregada da secretaria, diretora, faxineira e tudo mais. Levantava as 5 horas da manhã, ia de bonde até a Azenha, de ônibus até a parada 13 da Lomba do Pinheiro e caminhava cerca de 1 km, descendo e subindo lombas, que em dia de chuva ofereciam o tal barro vermelho.
Enfim, as duas, Dona Maria da Glória e Belonir tinham me reintegrado ao circuito do ensino, não só a reintegração burocrática, mas também a do saber.
E se não fossem elas, será que eu teria desistido da escola?
- Possivelmente!
Assim conheço muitas histórias da verdadeira devoção de nossos mestres que mudam muitas vidas para melhor sacrificando a própria.
Resta-me agradecer, agradecer a elas e para todos os mestres que fizeram-me chegar onde idealizei.
Rezo por elas e por todos os verdadeiros mestre.
A professora Belonir merece uma homenagem pública e permanente em homenagem pelas vidas que mudou para melhor! Quem sabe um nome de rua, no próprio bairro!