Conceitos

CONSERVADORISMOS E MODERNISMOS

Pelo que se tem observado nas redes sociais (Facebook, principalmente) percebe-se as tendências que separam claramente uma da outra entre opiniões e conceitos “conservadores”, e/ou “modernistas”!

Com requintes de hostilidades, o modernismo vem para agredir o conservadorismo, mais acendrado à verdade e ao equilíbrio nos conceitos!

Os conservadores pautam-se pela correção cultural. São mais equilibrados nos julgamentos racionais. Já os ditos “modernistas” atropelam os critérios antagônicos e distorcem as normalidades aceitas e tidas como historicamente verdadeiras e criteriosas.

São antagônicas e diferem pela aceitação das verdades e critérios de opiniões, enquadrados por uma cultura, de massa (modernismo) e, por cultura acadêmica e empírica (conservadorismo).

Observo, nos textos jogados ao léu, nas redes sociais e na mídia, as maldosas tentativas de modernismo enfático contra o conservadorismo secular, que sempre imperou nas culturas mundiais. Haja vista, as questões que envolvem o Sínodo da Amazônia; Há dentro da própria Igreja Católica, essas hostilidades. Correntes conservadores pró Papa Francisco, e, outras antagônicas.

No âmbito político, a coisa repete-se, com as correntes contrárias ao Presidente Bolsonaro, com achaques levianos e preconceituosos, provenientes da esquerda, que, se apresenta como modernista!

O proselitismo cultural de hoje, mais pende para o “modernismo” sectário nos adeptos da doutrina marxista/gramscista, cujo, nascedouro está na cadeira de história das universidades e alguns intelectuais, que transpiram ódio contra o conservadorismo militar e religioso!

O parâmetro desses critérios está no esquecimento que promovem na memória popular da nossa própria história, quando, as bases de valores são os ídolos e heróis que nos legaram as riquezas do passado, e, que a maioria, por exemplo, na juventude não conhece!

Os conservadores “conservam” valores históricos como riquezas de exemplos... Os modernistas os apagam para converterem memórias sem memórias!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 13/10/2019
Reeditado em 13/10/2019
Código do texto: T6768366
Classificação de conteúdo: seguro