PAPO DE BARBEARIA
Barbearia é um lugar em que as pessoas vão com certa frequência, e quando o barbeiro é bom de corte o cliente é fiel, passa a cortar o cabelo e fazer a barba por décadas no mesmo lugar.
Quando criança meu pai me levava para barbearia do Zé Barbeiro, que ficava na mesma rua onde morava, era um salão bem frequentado pelos morados do bairro, além de Zé Barbeiro, seus filhos também exerciam a profissão do pai, eu por ser criança cortava com quem estivesse disponível.
As pessoas gostavam de ir para o salão do Zé Barbeiro, não apenas para cortar o cabelo ou fazer a barba, mas também para conversar, contar histórias, falar de futebol, religião entre outros assuntos. Agora, quando alguém tocava no tema “politica”, as discussões ficavam acaloradas e se estendiam por horas.
Coitado da pessoa que estivesse cortando o cabelo com Zé Barbeiro, ele entrava nas discussões e não parava de falar, uma tesoura na mão e um pente em outra tic, tic, tic, com a tesoura por cima da cabeça e nada de cortar o cabelo, tic tic tic, e tome conversa, ora e outra ele se concentrava no corte, mais isso por pouco tempo, logo voltava ao assunto tic, tic, tic, não caia nenhum fio de cabelo, as vezes ele mudava a mão e ficava passando uma escova na cabeça como se estivesse massageando o cabelo, e não parava de falar, tic, tic, tic, dava para dormir (kkkk).
Tenso mesmo era quando ele estava fazendo a barba de um cliente com uma navalha na mão e alguém falasse de política, “meu Deus”, a pessoa nem respirava de tanto medo. Ainda bem que nessa época nem pelo no rosto tinha.
O mais interessante é que, por mais demorado que fosse, no final o corte saia perfeito e o cliente saia satisfeito.
Hoje as barbearias estão bem diferente da minha época de infância, ficaram mais modernas, enquanto o cliente espera a vez para cortar o cabelo sentado em um sofá aconchegante, fica a sua disposição entretenimentos, como Sinuca, Mesa de Pebolim, Playstation, cerveja gelada, chopp, refrigerante, cafezinho, música ambiente e Wi-Fi, coisas de primeiro mundo.
Outra coisa que mudou do meu tempo é que as pessoas de hoje não conversam sobre exatamente nada nessas barbearias, quer dizer, até que conversam, mas agora apenas pelo celular, ficam vidrados nas mensagens que chegam pelo WhatsApp, Facebook e Instagram.
Sinto saudade do salão do Zé Barbeiro, era um lugar extraordinário, ambiente multidisciplinar e multicultural, gostava tanto que saia de casa só para ver e ouvir os debates e narrativas das muitas histórias que eram contadas, todos os dias sempre tinha alguém iniciando uma nova conversa em que as pessoas interagiam.
Quando Zé Barbeiro não abria o salão no horário de costume, os frequentadores assíduos, já gritavam:
- Zé barbeiro, ta na hora de abrir o salão!
E lá vinha Zé Barbeiro abrir o salão para dar início a um novo ciclo de debates.
Autor: Jackson Brandão
11/10/2019