UM POUCO DA HISTÓRIA PAPAL. TUDO É POSSÍVEL.

Não fica difícil saber que todos vivem em sociedade, ou seja, politicamente. Somos seres políticos e nossa atuação não é só partidária, política em sentido estrito, mas social e, portanto, política. A influência que temos, ministramos em nossos círculos de atividades, ou sentimos, é política, e ela brota e se insere em todos os seguimentos.

É assim, e muito, na Igreja, basta conhecer um pouco sua história. Surpreende e aterroriza o conhecimento dessa historicidade. Somente para citar uma, o Cardeal Roncalli, Papa João XXIII, que reformulou a Igreja em gesto surpresa e sem aviso, convocando o Concílio Vaticano II, traçou uma recondução pastoral de monta e foi sucessor de Pedro em plenitude doutoral-espiritual. No seu pontificado escreveu cinco encíclicas, entre elas as famosas “Mater e Magistra” e “Pacem In Terris”. “Mãe e Mestra” e “Paz na Terra”. Um papado significativo escrito em letras marcantes de posteridade do espírito.

E João XXIII, nome escolhido pelo Cardeal Roncalli, era nome disponível para escolha quando de sua eleição, nome que fora de outro Papa João XXIII, deposto - e por isto disponível o nome pontifício - condenado, e após a condenação se tornado Bispo de Florença, e com túmulo faustoso no Batistério de Florença, lugar de renome mundial.

Era um devasso e enriqueceu com a atividade de pirataria, o conhecido antipapa João XXIII, Baldassarre Cossa, Cardeal Cossa, que nem padre foi, eleito Papa por vontade própria, em 1410, em evento singular. Eram épocas diferentes. No livro de Nigel Cawthorne, " A VIDA SEXUAL DOS PAPAS. UMA EXPOSIÇÃO IRREVERENTE DOS BISPOS DE ROMA, DE SÃO PEDRO ATÉ NOSSOS DIAS", se tem uma visão desses anos negros da Igreja.

A igreja como todas as instituições do mundo são pontuadas por divisões, péssimas histórias e boas.

Assiste-se agora Bento XVI afirmar que o bom discípulo de Cristo trabalha para a Igreja, e condena suas divisões, fazendo-o PUBLICAMENTE. Mostra assim, além de humildade - “pois só no silêncio do deserto como Cristo, e somente com o essencial disponível, se encontra Deus”, como disse - coragem e desassombro aliados ao seu despojamento em favor da Igreja, dando um inesquecível ensinamento para o mundo, contra o “carreirismo” e a disputa acirrada na qual vivem todos, inclusive nos bastidores “intra muros” seculares da Igreja.

REEDITADO.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/10/2019
Código do texto: T6766729
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.