OS OPOSTOS SE ATRAEM?

Numa folha branca, um pouco amassada, estão os sinais positivo e negativo. Um separado do outro por uma larga linha verde de esperança, talvez. Ou pode ser que o verde seja simplesmente verde pelo fato de ter sido a única canetinha disponível na gaveta de quem usou o papel. Sei que apenas os sinais são positivo e negativo.

Mais vezes menos dá menos assim como menos vezes mais dá menos. Positivo e negativo é sempre ruim? Para a Matemática quase sempre é. Numa visão mais otimista do ponto de vista matemático, mais um, menos um, se anulam, logo não existe um efeito contra ou a favor, mas um senso comum. Para a Física os opostos se atraem, é só dar uma rápida passada naquele velho livro de Física, matéria de Eletricidade, e rever o princípio de ligarmos aparelhos eletrônicos ou mesmo uma lâmpada. Até com as pilhas, vide Química, o funcionamento é o mesmo. Negativo atrai positivo, e assim o movimento dos elétrons ao longo do fluxo de energia é favorecido e os equipamentos funcionam plenamente.

Positivo, negativo...prós e contras? Pode ser. Existem mais problemas do que soluções, embora raramente possamos encontrar mais soluções do que problemas. Basta usar um pouco a cabeça. Mesmo assim, percebe-se que o negativo prevalece.

Entre os humanos o positivo parece complementar o negativo tal qual o negativo reduz a capacidade dos pensamentos positivos de se proliferarem. Casamentos são feitos e outros são desfeitos. A carga negativa parece mais potente, fundamentada e a positiva é aquela a ser batida. E geralmente tem sido batida.

O meu verde de esperança é que a visão matemática do senso comum, onde os opostos se anulam, é a hipótese mais aceita. Atração e repulsão nós temos, pois somos todos energia. Conviver com um ou com outro, estar casado, ter uma família, dividir o mesmo teto com seu esposo ou esposa é sim um caso de senso comum, onde um suporta o negativo do outro, trabalhando para conviver numa forma mais positiva e coerente.