Manchas de Óleo

Há manchas de óleo em 139 áreas do litoral nordestino. Um dano impressionante e preocupante par o meio ambiente. Há notícias que informam que essas manchas já teriam atingido até a foz do São Francisco. Segundo alguns estudiosos foram derramados no mar 500 barris de petróleo bruto. Mais: essas manchas começaram a ser detectadas no começo de setembro. Desnecessário elencar os prejuízos que esse absurdo vão ensejar. Afeta a vida marinha, as praias, a pesca, mata peixes, algumas tartarugas já morreram...

Mas ainda não há uma explicação definitiva e convincente: não sabe com exatidão o que provocou esse acidente (?) no litoral nordestino. Segundo a primeira versão, tipo palpite, o "DNA" do petróleo seria da Venezuela. Mas há quem afirme que o Caribe fica distante. Mas poderia ser navios carregando esse tipo de petróleo. De uma coisa as autoridades estão convencidas: não se trata de petróleo da Petrobrás, nada de responsabilidade da empresa. Assim, segundo entendidos, haveria três possibilidades: 1) o óleo seria de um navio afundado; 2) teria havido um acidente quando se tentou transportar o petróleo de um navio para outro: e 3) desejo criminoso. Segundo a marinha centoe tantos navios passaram no período pelo local.

Não sei, não entendo do assunto, mas fica a impressão que não uma fiscalização permanente, um monitoramento dos navios que passam por nossa costa do litoral. Ora, essas manchas deveriam ter sido investigadas imediatamente após o aparecimento. Mais, esses navios deviam ser rigorosamente monitorados. Mais: não se deve ficar fazendo hipóteses, mas investigar tudo, sem relevar nada, sem nenhuma tentativa de possível acobertamento. Trata-se de um crime ambiental.

Por fim, que nao se demore a esclarecer esse assunto como se está demorando a concluir o caso dos assassinatos de Marielle Franco e do motorista. Mais; esse problema é muito, mas muito mais importante do que a crise no PSL. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/10/2019
Código do texto: T6765786
Classificação de conteúdo: seguro