ANIMAIS INVISÍVEIS

No lugar que nasci é carente de água, mas tinha u m tanque açude e um olho d’água que não secavam. Quando era de setembro para outubro um cururu cantava e os mais velhos diziam que era chamando chuva. Dizem que o sapo sabe quando vai chover. Pode ser chamando fêmea para acasalar. Mas que era engraçado sim. Podia ouvir o canto do cururu distante de mais de um km. Nunca o víamos como era se grande pequeno. Era como outro bicho que falarei. Eram invisíveis ou raros. Sapo é anfíbio vive na água e fora diferente do peixe.

Também nas noites de lua ouvíamos um pássaro que ninguém sabia como era. A voz ou mãe da lua. Ele tinha um cantar triste parecia que dizia: “foi foi foi foi foi”.O sertanejo é criativo diziam que ela um dia abriu o bico e o marido viu as tripas, ficou co tanto medo que sumiu. Por isso que ela sempre o chama.

O sertão é um celeiro de poesia cada animal tem um cantar diferente e não sabemos pro que canta. A Acauã canta agourando dizendo que alguém vai morrer. Acauã já vi, mas o caruru chamador de chuva e voz ou mãe da lua só fotografia.

É isso, lenda ou nãoo está “dizido”.

ADÃO NHOZINHO

ADÃO NHOZINHO
Enviado por ADÃO NHOZINHO em 09/10/2019
Código do texto: T6765297
Classificação de conteúdo: seguro