Francisco e o Lawfare
Depois das revelações do The Intercept que está escancarando as combinações espúrias e promíscuas de integrantes do judiciário, condutas inaceitáveis e abjetas que agridem a ética e a própria justiça, foi que muita gente lembrou do discurso do papa Francisco no Encerramento do Encontro Panamericano sobre Direitos Sociais ma cidade do Vaticano. ocasião em que ele advertiu e condenou o Lawfare. Só pra lembrar cinto eem um trecho desse discurso:
"Aproveito esta oportunidade para manifestar a minha preocupação com uma nova forma de intervenção externa nos cenários políticos dos países, através do uso indevido de procedimentos legais e tipificações judiciais. O LAWFARE, além de colocar a democracia dos países em risco, é utilizado para inar processos políticos emergentes e incentivar a violação sistemática dos direitos sociais. A fim de garantir a qualidade institucional dos Estados, é fundamental detectar e neutralizar esse tipo de prática que resulta de uma atividade judicial e imprópria em combinação com operações mediáticas paralelas. E todos estamos familiarizados com o julgamento antecipado da mídia".
O papa chamava à atenção, advertia e condenava uma armação ilimitada usando a justiça em combinação com a mídia. O The Intercept comprovou isso. Viva o papa Francisco. Inté.