Ternura e Afeto

Acho que qualquer ser humano, mesmo os metidos a durões, só conseguem sobreviver com dignidade e paz de espírito se receber -e ofertar - uma porção de ternura e de afeto. Sempre digo que sem a emoção do afeto e da ternura ninguém consegue chupar direito nem um pirulito. Pode até sobreviver sem viver um grande amor, aquele que faz vibrar e, não raro, arrebata, ilumina, incendeia e encandeia, mas que realiza muita gente. Sim, dói mas é possível sobreviver sem viver um grande amor, mas não sem dar e receber afeto e ternura, a não ser que a pessoa tenha se transformado num robô ou e alguém muito perigoso. .

Sobre o afeto - não sei o motivo - sempre lembro um verso do Hino à Bandeira: "Recebe o afeto que se encerra em nossa peito juvenil...". . Ainda leio com ceta emoção a letra desse hino na contracapa de um velho caderno escolar onde anoto frases célebres. Por sinal algumas sobre o afeto e a ternura. Shakespeare: "As palavras sem afeto não chegam aos ouvidos de Deus". Copiei também uma frase de um livro de Garcia Márquez, quando ele fala em alguém que está meio perdido: "Amanheceu à deriva, sem afetos, mas como planeta errante no sistema planetário de Úrsula". E, claro, uma frase genial de Chaplin que resume tudo o que estou tentando colocar: "Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afetos e de ternura".

E para fechar não poderia deixar de citar Clarice Lispector: "Felicidade para mim são pedacinhos de ternura que vou recolhendo aqui e acolá".

É uma pena testemunha a onda de raiva, rancor e ódio que grassa no país, algumas pessoas poderosas não tiram um tempinho sequer para cultivar o afeto e a ternura. Não sabem nem chupar direito um pirulito. Juro. Inté,

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/10/2019
Código do texto: T6761668
Classificação de conteúdo: seguro